Alunos de Fornos de Algodres têm aulas fora de portas

Esta caminhada foi uma oportunidade de sensibilizar para a proteção e conservação do património natural e cultural, de contribuir para a educação para a sustentabilidade e fomentar a literacia científica.

Passeio Estrela Geopark

Um dos objetivos comuns entre o Estrela Geopark, a Direção da Escola de Fornos de Algodres, o Programa Eco-Escolas e o Municipio de Fornos de Algodres, com a sua Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, é fomentar a Educação Ambiental, uma vez, que, um maior conhecimento e compreensão das dinâmicas ambientais contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e ativa em relação às questões ambientais.

Nesse sentido no dia 4 de maio de 2023, as turmas A do 10º e 11º anos da escola sede do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, tiveram a oportunidade de usufruir de uma verdadeira “aula fora de portas”, numa das muito bonitas paisagens do Estrela Geopark.

Integrando aprendizagens e competências do PASEO adstritas às disciplinas de Biologia-Geologia bem como de Geografia A, construímos saberes contemplando as magníficas paisagens do vale glaciário do Zêzere, contactando com o património geológico, biológico e cultural da região.

Foi uma oportunidade de sensibilizar para a proteção e conservação do património natural e cultural, de contribuir para a educação para a sustentabilidade e fomentar a literacia científica.

Um agradecimento à Direção da Escola de Fornos de Algodres, aos professores envolvidos e ao Fábio Loureiro técnico especializado do Estrela Geopark.

Esta ação contribui diretamente para os ODS 13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos}, ODS 15 {Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade} e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável}.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS17ODS13ODS15