Alunos do AEFA e projeto CuidaDão

No dia 14 de junho, os alunos da turma A do 10º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres tiveram a possibilidade de experienciar um dia único, encerrando da melhor forma, o ano letivo.

Incluído no projeto A Chama Persiste (que abrange os princípios do Programa Eco-Escolas) da turma A do 10º ano da Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres, contando com a parceria da Associação de Pais de Fornos de Algodres, com a presença do Biólogo Hugo Sousa e o apoio do apoio da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, os alunos participaram na manhã da passada sexta-feira dia 14, numa ação de limpeza de um pequeno troço das margens do Dão, em estreita colaboração com a organização de conservação do meio ambiente, “Moinhos do Dão”. Um dos objetivos desta atividade foi adquirir saberes e técnicas a replicar nas margens dos cursos de água do nosso concelho.

Desafiados a uma caminhada de “leitura da paisagem”, o grupo foi estimulado a, em silêncio, descobrir os sinais das cores, as mensagens dos sons e o gosto dos cheiros que a cada um em particular, o meio envolvente suscitava.

Devidamente apetrechados, os participantes foram convidados a recolher, tipificar e separar resíduos deixados na margem do rio.

Depois de uma reconfortante e saborosa sopa especialmente preparada pelos anfitriões Freya e Steven, o grupo regressou a Fornos com uma vontade enorme de voltar àquele lugar paradisíaco.

“A melhor forma de terminar o ano letivo!” concluiu uma das participantes. Um tempo de descoberta, de caminhada interior, de encontro com cada um, com os outros e com o meio ambiente que, de forma subtil e natural, ensinou como superar obstáculos, enfrentar dificuldades e a remar contracorrente. Assim se aprende na vida a vencer medos e… a atingir terrenos mais firmes e seguros.

Um agradecimento muito especial ao município na pessoa do seu vereador para o meio ambiente, Eng.º Bruno Costa, pela disponibilidade e transporte cedido, ao Hugo Sousa, a cumplicidade e partilha de bons momentos de diversão e aprendizagem, ao Eduardo Santos, fiel e constante companheiro de viagem ao longo deste ano letivo e aos acolhedores Freya e Steven pelo sorriso, hospitalidade e lição de vida que dão: pleno respeito pelo meio ambiente.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.