O Projeto Fornos Vida iniciou no passado dia 1 de outubro o ano letivo 2018/2019.

O dia ficou marcado pelas comemorações do Dia Internacional do Idoso e do Dia Nacional da Água.

Logo pela manhã cerca de 200 participantes no projeto encontraram-se junto à Câmara Municipal de Fornos de Algodres para dar início às atividades programadas.  Após sensibilização e entrega de garrafas de água alusivas à Poupança de Água, a todos os participantes, teve início um Peddy Paper pela Vila de Fornos de Algodres. Posteriormente realizou-se um almoço convívio e no decorrer do período da tarde foi realizada uma Mega Aula de Ginástica.

Segundo os responsáveis do projeto é ambição, para a 10ª edição, realizar mais e melhor.

“Temos a perfeita noção, da responsabilidade e da importância que o Fornos Vida, tem neste momento para a nossa comunidade sénior. É com esse sentido de responsabilidade que pretendemos continuar a alicerçar  o impacto para florescimento e otimização de respostas e oportunidades para o envelhecimento ativo, evitando o sedentarismo, e por consequente a dependência de outros, retardando assim a institucionalização.”

Para 2018-19, o Município de Fornos de Algodres pretende implementar algumas estratégias organizativas designadamente:

– Na promoção de grupos com 3 aulas semanais, indo ao encontro das recomendações da Organização de Mundial de Saúde de 150 minutos por semana de prática de atividade física moderada para este grupo etário;

– Atividades pontuais e de formação que visam completar o processo ensino aprendizagem das atividades regulares, dando primazia a atividade de enorme convívio e confraternização, mas que simultaneamente promovam alunos informados;

– Aproximar a planificação das aulas e os seus objetivos com as necessidades e especificidades requeridas para cada aluno;

– Estimular encontros Intermunicipais de desporto Sénior, que promovam a criação de laços de conhecimento e amizades com alunos de outras localidades; Ao longo da 10ª edição, e com o objetivo de consecução do princípio de que “todos os minutos contam”, iremos promover e articular, com todos os parceiros do programa, estratégias de promoção para o aumento da atividade física diária, em contexto formal e informal, de todos os participantes.

“É com estas estratégias que se pretende melhorar a qualidade de vida da população sénior, mediante os benefícios da prática do exercício físico regular. Tais benefícios passam pela melhoria da autonomia funcional, auto-estima, autoconfiança, postura, desempenho fisiológico e socialização. Pretende-se ainda, através de outras áreas, fomentar o bem-estar geral e prevenir o aparecimento de doenças.

Nesta edição iremos reforçar, através de atividades de carater meramente afetivo, os laços de amizade que unem todos os nossos alunos, estimulando assim, não apenas o bem-estar psicológico bem como a preservação dos costumes e tradições de cada localidade.”

#fornosvida

#envelhecersemvergonha

#fornosdealgodres