Aula na Serra da Estrela
Uma aula diferente, junto da natureza e com a presença de verdadeiros conhecedores da Serra da Estrela.
Um dos objetivos comuns entre o Estrela Geopark, a Direção da Escola de Fornos de Algodres, o Programa Eco-Escolas e o Município de Fornos de Algodres, com a sua Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, é fomentar a Educação Ambiental, uma vez, que, um maior conhecimento e compreensão das dinâmicas ambientais contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e ativa em relação às questões ambientais.
Com esse intuito, no dia 9 de maio de 2024, as turmas do 10° ano (10°A do curso de Ciências e Tecnologias e 10°B do curso de Línguas e Humanidades) realizaram uma saída de campo à Serra da Estrela, no âmbito dos conteúdos programáticos das disciplinas de Geografia A e Biologia e Geologia.
Efetuaram um percurso linear que incluiu visitas a vários pontos de interesse, proporcionando uma verdadeira viagem pela história geológica deste território e permitindo conhecer os recursos patrimoniais que fundamentaram a classificação da UNESCO.
A visita começou na Quinta da Taberna, conhecida pelos antigos xistos, passou por Videmonte, onde as habitações são construídas em xisto e granito, e parou em Linhares da Beira para almoço e visita ao castelo. Seguimos para a Lagoa Comprida, o maior reservatório de água da Serra da Estrela, e terminámos no Planalto da Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental.
Durante todo o percurso, tivemos a presença dos guias Emanuel e Fábio, do Estrela Geopark, que enriqueceram a nossa experiência com explicações detalhadas.
Esta viagem não só foi divertida, mas também extremamente educativa, proporcionando novos conhecimentos e uma maior compreensão da geodiversidade da Serra da Estrela.
A realização deste programa educativo permite uma aprendizagem em contexto, preciosa para que as aprendizagens se tornem significativas para os alunos.
Esta ação contribui diretamente para os ODS 13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos}, ODS 15 {Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade} e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável}.
Seja Consciente, Pense no Ambiente.