Bandeira Eco-Escolas a Meia Haste – Greve Climática

Respondendo ao desafio da ABAE e inserido na SEMANA DE MOBILIZAÇÃO GLOBAL PELA JUSTIÇA CLIMÁTICA, no dia 27 de setembro de 2019, nas escolas do nosso Agrupamento, foi arvorado a meia-haste o galardão que as identifica como Eco-Escolas.

Essa SEMANA DE MOBILIZAÇÃO GLOBAL PELA JUSTIÇA CLIMÁTICA, que começou no dia 20 de setembro, englobou várias iniciativas um pouco por todo o mundo, em que milhões de pessoas, sobretudo jovens, participaram (Mobilização Global pelo Clima – 20/27 de setembro). https://globalclimatestrike.net/

No sentido de integrar e dar voz a este movimento, na manhã de 27 de setembro, dia para o qual foi convocada uma Greve Climática Global, às 11 horas, os alunos da escola sede, docentes, Associação de Pais e coordenadoras do Eco-Escolas de Fornos de Algodres, deslocaram-se para junto do mastro da bandeira do Eco-Escolas onde participaram num momento simbólico em prol do ambiente, colocando a meio-mastro a bandeira Eco-Escolas, galardão entregue no ano letivo anterior e que mais não visa que assinalar o esforço desenvolvido pela comunidade educativa na defesa do meio ambiente. O galardão assim deveria permanecer até segunda-feira dia 30 de setembro, mas, por unanimidade dos presentes, foi deliberado que continuará assim ficará até ao hastear do galardão a receber no ano letivo em curso, para que a urgência de atitudes conducentes a uma eficaz proteção ambiental, não se “apague” da vista, da memória, … dos nossos gestos diários.

É preciso pensar globalmente, mas para agirmos localmente, É URGENTE, que cada um de nós tome de facto consciência e assuma INDIVIDUALMENTE o compromisso de defesa da nossa casa comum. Mais do que palavras, são necessários gestos conducentes a uma real e eficaz mudança de comportamentos!

Neste sentido, foi aberto um placar de intenções, onde, quem assim o entendeu, assumiu um compromisso pessoal de defesa do meio ambiente. Este registo permanecerá em aberto na escola, como memória da efeméride e “lembrete” para quem o assinou.

Em nome do nosso Concelho, que queremos preservar e proteger, sublinha-se que “A MUDANÇA TEM DE SER INDIVIDUAL, ANTES DE SER GLOBAL”.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

Eco-Escolas - Greve Climática 27 de setembro 2019