Em 2022 (…) conseguimos encaminhar para adoção responsável 18 canídeos e 35 felídeos. (…)

Bem Estar Animal – Balanço 2022

Sempre assumimos o bem estar animal como preocupação. Construímos, numa primeira fase, o Centro de Recolha de Animais de Companhia de Fornos de Algodres (CRACFA), numa segunda fase adquirimos uma viatura com características específicas para transporte de animais de companhia, bem como, para recolha de cadáveres de animais de companhia e silvestres e estabelecemos metas anuais que, no ano de 2022, foram cumpridas na totalidade. Estas metas estão descritas e foram aprovadas em Assembleia Municipal, no dia 30/12/2022, no Projeto do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia(P16), do Programa Municipal de Promoção do Bem-Estar Animal (PM7) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025.

Tínhamos como meta recolher anualmente, pelo menos, 10 animais da via pública, sempre que fosse solicitado e, em 2022, foram recolhidos 63 canídeos (16 foram devolvidos aos respetivos donos) e 35 felídeos. Também em 2022, conseguimos encaminhar para adoção responsável 18 canídeos e 35 felídeos. Aqui, é importante referir, que todos os animais para adoção são esterilizados, identificados com microchip e Vacinados contra a raiva.

Foram efetuadas, durante o ano transato, 35 eutanásias – 24 canídeos e 11 felídeos – e 56 esterilizações – 21 em canídeos e 35 em felídeos. É igualmente importante referir que mais de 70% dos animais residentes no CRACFA estão esterilizados, identificados com microchip, vacinados contra a raiva e testados de Leishmaniose, tendo sido atingindo a meta anual a que nos propusemos.

Foram encaminhados para local licenciado 609 kgs de animais (recolha de animais mortos), para uma meta de 100 kg anuais que tínhamos prevista. Realçar que este transporte e tratamento é feito por uma entidade licenciada e acreditada.

Finalmente, com vista a potenciar a adoção e a mitigar os abandonos foi desenvolvida uma campanha de sensibilização, a decorrer no site do Município e nas suas redes sociais, que tem tido bastante visibilidade e aceitação.

Estamos, obviamente, satisfeitos por atingir os objetivos a que nos propusemos. Mas temos, Município, Juntas de Freguesia e população, de fazer ainda mais. Estamos cá para o fazer mas, gostávamos de não ter de recolher animais abandonados: 65 canídeos e 35 felídeos, num ano, ainda é demasiado. Um apenas é demasiado!

Também temos de reduzir ao máximo a recolha de animais mortos. Quanto menos animais abandonados, menos acidentes que levam à sua morte. Vamos continuar a apostar na qualificação e formação dos nosso Recursos Humanos, na melhoria do nosso CRACFA, na esterilização como meio de mitigar abandonos – porque limitam a reprodução – e, em campanhas de sensibilização, tanto de adoção responsável, como de consciencialização para o bem estar animal.

Adorávamos não conseguir cumprir metas de recolha e de encaminhamento de animais mortos. Seria sinal que estaríamos a caminhar no sentido certo. Os animais são seres sencientes, nossos amigos, merecem todo o nosso respeito.

Este projeto contribuir para os ODS n.º 9 {Contruir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação} e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável}.

Contem connosco! Contamos com todos!

ODS17ODS09