Candeeiros Solares no Largo da Misericórdia

Em Portugal, o sector da energia é o principal sector responsável pelas emissões de gases com efeito de estufa, representando cerca de 70% das emissões nacionais. A política energética municipal e nacional tem como principais objetivos a redução das emissões de gases com estufa, reforçar a diversidade das fontes de energia primária, aumentar a eficiência energética e contribuir para o aumento da competitividade da economia através da redução dos consumos e custos associados ao funcionamento,  libertando recursos para dinamizar a procura interna e novos investimentos.

Nesse sentido e com o objetivo da Câmara Municipal de Fornos de Algodres apostar nas energias renováveis e, acima de tudo, na eficiência energética está a executar um projeto piloto com dois candeeiros solares no largo da Misericórdia, junto á Residência de Estudantes.

Este projeto piloto tem como objetivo proporcionar a utilização da energia solar, para iluminação de uma zona mais escura, através de sistemas solares fotovoltaicos e contribuir para a sustentabilidade do nosso Município.

Os candeeiros solares instalados, com design elegante, constituído principalmente por liga de alumínio e vidro temperado, reúne num mesmo bloco um painel solar fotovoltaico (na parte superior), bateria Li-Ion e sistema LED (na parte inferior), permitindo assim armazenar energia solar durante o dia para iluminação noturna. O sistema é totalmente autónomo, carrega a bateria durante o dia e projeta luz durante a noite e sem necessitar de qualquer ligação à rede elétrica. São particularmente adequados para reduzir a fatura energética com a iluminação de rua e que pretendem aumentar a sustentabilidade ambiental.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS12ODS07ODS13