Candidatura ao Fundo Ambiental Aprovada: Aquisição de Veiculo Elétrico.

Câmara Municipal de Fornos de Algodres vê candidatura para aquisição de viatura elétrica, submetida ao Fundo Ambiental, aprovada.

A candidatura com um apoio de 50% no valor da aquisição do veiculo elétrico ligeiro, pretende promover a descarbonização e a melhoria do desempenho ambiental do Parque de Veículos da Câmara Municipal de Fornos de Algodres.

Portugal assumiu o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050, tendo estabelecido metas de redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) para 2020 e 2030 e identificado, no contexto do Sistema Nacional de Políticas e Medidas (SPeM), políticas e medidas capazes de assegurar o cumprimento das citadas metas, tendo em vista a descarbonização da economia, concretizando o Programa Nacional para as Alterações Climáticas PNAC 2020/2030.

Nesse sentido e através da publicação do relatório do Fundo Ambiental do Aviso n.º 12381/2019, de 18 de julho, publicado no Diário da República n.º 147, 2ª série, de 2 de agosto de 2019, foram conhecidos os resultados da “3.ª fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública”. Das 182 (cento e oitenta e duas) candidaturas consideráveis elegíveis para a atribuição de financiamento, a Câmara Municipal de Fornos de Algodres foi uma das selecionadas. Esta candidatura tem como principal objetivo a continuação das politicas ambientais na área ambiental que estão a ser desenvolvidas pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres no Concelho.

A principal finalidade da candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental será de apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas.

A aquisição desta viatura elétrica – que será submetida brevemente a concurso público – , inserida no Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, pressupõe a substituição de um veiculo com mais de 10 (dez) anos do Parque de Veículos da Câmara Municipal.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS07