Candidatura Aprovada – Dinamização dos Mercados da Região de Fornos de Algodres: Uma Nova Etapa para o Comércio Local

O Municipio de Fornos de Algodres viu aprovada à operação “Dinamização dos mercados da região de Fornos de Algodres” a candidata ao Programa Mercados Locais do PDR2020. Um projeto importante para o desenvolvimento económico e social da região, visando a revitalização dos mercados locais e a promoção dos produtos endógenos.

O Municipio de Fornos de Algodres viu no dia 16/06/2023 a sua candidatura n.º – PDR2020-10214-093128, designada Dinamização dos mercados da região de Fornos de Algodres“, aprovada à operação 10.2.1.4 – Cadeias curtas e mercados locais,  respeitante ao anúncio de abertura n.º – 003/ADRUSE/10214/2022.

Este projeto é um marco importante para o desenvolvimento económico e social da região, visando a revitalização dos mercados locais e a promoção dos produtos endógenos. A operação representa um investimento total de cerca de 150 mil euros, contando com um apoio de fundos comunitários de 79 mil euros, aproximadamente

O projeto terá como palco principal o Mercado Municipal de Fornos de Algodres, onde se concentrará a requalificação e modernização dos espaços. Os dois pavilhões existentes serão alvo de melhorias significativas, com o objetivo de torná-los mais confortáveis, funcionais e seguros. Uma das grandes novidades é que 50% de um dos pavilhões será dedicado à comercialização semipermanente de produtos endógenos. Isso permitirá aos expositores locais apresentarem os seus produtos de forma mais consistente, estabelecendo uma presença contínua no mercado. Essa iniciativa irá incentivar o consumo dos produtos locais, fortalecendo a economia da região.

Além da requalificação do Mercado Municipal, o projeto estenderá a sua intervenção às freguesias do concelho de Fornos de Algodres por meio do “Mercadinho“. Para esse fim, o município adquirirá balcões personalizados portáteis, que serão disponibilizados aos produtores locais. Essa iniciativa permitirá que os produtores se desloquem autonomamente para diversas freguesias do concelho, onde serão realizados mercados sazonais. Assim, será possível descentralizar as atividades comerciais e aproximar os produtos locais de um público mais diversificado.

Como parte das atividades previstas no âmbito do projeto, será ainda criado um separador de “Produtos da Época” no portal “O Bom Sabor da Serra”. O objetivo é aumentar a visibilidade e a abrangência do projeto a nível nacional, divulgando os produtos da região para toda a população de Portugal Continental. Essa iniciativa permitirá que os consumidores não residentes tenham um contato direto com os produtores locais e tenham acesso aos produtos de Fornos de Algodres, independentemente da sua localização geográfica.

Os produtos comercializados nos mercados serão todos de origem local, representando a diversidade e a riqueza dos produtos endógenos da região. Os visitantes e consumidores poderão encontrar uma variedade de produtos, incluindo enchidos, azeite, queijo, vinho, mel, hortícolas, frutas, pão e peças de artesanato. A venda será realizada principalmente por meio de transações diretas entre produtores e consumidores, promovendo assim um contacto próximo e pessoal entre ambas as partes.

Com a inclusão dos cabazes de produtos no separador “Produtos da Época” no portal “O Bom Sabor da Serra”, será possível diversificar os canais de comercialização e oferecer a opção de venda online. Essa abordagem permitirá que os consumidores tenham acesso conveniente aos produtos da região, mesmo quando não puderem visitar pessoalmente o mercado. A venda online proporcionará maior comodidade e flexibilidade, aproximando os produtos de Fornos de Algodres de consumidores em todo o país.

A aprovação da candidatura “Dinamização dos mercados da região de Fornos de Algodres” ao Programa Mercados Locais do PDR2020 é um passo significativo para fortalecer a economia local, valorizar os produtos endógenos e promover a sustentabilidade da região. O projeto abrirá novas oportunidades para produtores e consumidores, fortalecendo os laços entre a comunidade e os seus recursos locais. Com a requalificação do Mercado Municipal e a expansão para as freguesias vizinhas, Fornos de Algodres se estabelecerá como um destino de referência para quem procura produtos de qualidade e genuinamente locais.

O município convida todos os residentes e visitantes a descobrirem a riqueza e a autenticidade dos produtos da região nos mercados locais de Fornos de Algodres. Seja presencialmente ou através da plataforma online, a experiência de saborear os produtos da região será enriquecedora e memorável. Junte-se a nós nessa nova etapa para o comércio local e desfrute do que Fornos de Algodres tem de melhor para oferecer!

É fácil chegar a Fornos. Difícil, é partir!

003/ADRUSE/10214/2022
ODS12ODS17ODS09ODS08ODS11