Candidatura para Estudo de Recolha de Biorresíduos no Concelho de Fornos de Algodres aprovada pelo Fundo Ambiental

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres obteve financiamento, no âmbito do «Programa de Apoio à Elaboração de Estudos Municipais para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos».

Este programa, enquadrado no Despacho n.º 7262/2020, irá permitir o executivo da Câmara Municipal de Fornos de Algodres conhecer os investimentos necessários para assegurar a separação, reciclagem e o tratamento dos biorresíduos.

As conclusões do estudo a realizar, para além de serem orientações estratégicas para o Concelho de Fornos de Algodres, irão apoiar a elaboração de um diagnóstico nacional que possibilite o desenvolvimento do futuro plano estratégico dos resíduos urbanos (PERSU 2030).

Recorde-se que Portugal está obrigado a implementar um sistema de separação e reciclagem dos biorresíduos até ao final de 2023, de acordo com a Diretiva (UE) 2018/851 do Parlamento Europeu, aprovada em 2018. Sendo a separação, reciclagem e a recolha seletiva de biorresíduos uma responsabilidade municipal, compete à Câmara Municipal de Fornos de Algodres definir, seguindo critérios de custo eficazes, a melhor forma de os gerir, por si ou contratando-a terceiros. Assim, é importante a realização de estudos para avaliar as melhores soluções e assegurar a racionalidade dos investimentos a realizar.

Seja Consciente. Pense no Ambiente.