Municipio de Fornos de Algodres vê candidatura no montante de 30.362,00€, aprovada pelo Fundo Ambiental (em articulação com a CIM Beiras e Serra da Estrela), com um financiamento 17.371,77€ (58%).

Candidatura Resíduos Orgânicos com Valor do Municipio de Fornos de Algodres aprovada pelo Fundo Ambiental

Foi publicado no dia 21/12/2022 o Relatório Final onde consta a aprovação da candidatura do Municipio de Fornos de Algodres, submetida no dia 12/10/2022, ao Programa Recolha Bio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos. O Município de Fornos de Algodres obteve uma pontuação de 4.06 na Análise de Mérito da candidatura, tendo a mesma sido admitida para financiamento.

Assim, no âmbito do Programa Recolha Bio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos, o Município de Fornos de Algodres viu o seu projeto “Resíduos Orgânicos com Valor” aprovado pela Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela.

A operação, que será desenvolvida até novembro de 2023, tem um claro enquadramento e compromisso na Estratégia Municipal do Ambiente 2022-2025 (EMA), documento estratégico elaborado pelo executivo do Municipio de Fornos de Algodres e aprovado em Assembleia Municipal no dia 30/12/2021, que apresenta de forma integrada, as linhas orientadoras da estratégia do Município para a área do Ambiente no concelho de Fornos de Algodres, de 2022 a 2025. O projeto encontra-se ainda alinhado com o Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 53/2020, de 10 de julho e que estabelece que a reciclagem dos biorresíduos poderá contribuir de forma positiva para a neutralidade carbónica em 2050, assim como contribuir para a estratégia nacional de economia circular.

As iniciativas a implementar são enquadradas nos objetivos de desenvolvimento local (ODS), assim como nos Programas e Projetos Ambientais previstos na EMA, nomeadamente no Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular (PM3) e o Projeto Economia Circular e Biorresíduos (P07), que vaticina a implementação de um projeto de separação e reciclagem na origem através da compostagem comunitária, alinhado com a estratégia a definir pelos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos e com os resultados do Estudo Municipal para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha e de Valorização na origem de Biorresíduos no Concelho de Fornos de Algodres.

Com esta operação pretende-se a implementação de 2 atividades complementares que pretendem aumentar a circularidade, reduzir os resíduos e aumentar a reutilização, indo ao encontro das metas de prevenção, reciclagem e deposição em aterro, apostando na recolha e valorização de biorresíduos.

A primeira atividade consiste na execução de um Programa de Compostagem Comunitária em Fornos de Algodres que inclui a instalação de um recinto de compostagem, a distribuição de baldes à população e a capacitação dos colaboradores do município e dos participantes. A segunda atividade consiste numa ambiciosa campanha de comunicação do projeto, que visa promover a sua dinamização junto da população.

A implementação das atividades tem data de início prevista para o início de 2023 e pretende-se o envolvimento de toda a comunidade local.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

Candidatura Aprovada MFA

ODS12ODS11