Municipio de Fornos de Algodres vê candidatura no montante de 30.362,00€, aprovada pelo Fundo Ambiental (em articulação com a CIM Beiras e Serra da Estrela), com um financiamento 17.371,77€ (58%).

Candidatura Resíduos Orgânicos com Valor do Municipio de Fornos de Algodres aprovada pelo Fundo Ambiental

Foi publicado no dia 21/12/2022 o Relatório Final onde consta a aprovação da candidatura do Municipio de Fornos de Algodres, submetida no dia 12/10/2022, ao Programa Recolha Bio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos. O Município de Fornos de Algodres obteve uma pontuação de 4.06 na Análise de Mérito da candidatura, tendo a mesma sido admitida para financiamento.

Assim, no âmbito do Programa Recolha Bio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos, o Município de Fornos de Algodres viu o seu projeto “Resíduos Orgânicos com Valor” aprovado pela Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela.

A operação, que será desenvolvida até novembro de 2023, tem um claro enquadramento e compromisso na Estratégia Municipal do Ambiente 2022-2025 (EMA), documento estratégico elaborado pelo executivo do Municipio de Fornos de Algodres e aprovado em Assembleia Municipal no dia 30/12/2021, que apresenta de forma integrada, as linhas orientadoras da estratégia do Município para a área do Ambiente no concelho de Fornos de Algodres, de 2022 a 2025. O projeto encontra-se ainda alinhado com o Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 53/2020, de 10 de julho e que estabelece que a reciclagem dos biorresíduos poderá contribuir de forma positiva para a neutralidade carbónica em 2050, assim como contribuir para a estratégia nacional de economia circular.

As iniciativas a implementar são enquadradas nos objetivos de desenvolvimento local (ODS), assim como nos Programas e Projetos Ambientais previstos na EMA, nomeadamente no Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular (PM3) e o Projeto Economia Circular e Biorresíduos (P07), que vaticina a implementação de um projeto de separação e reciclagem na origem através da compostagem comunitária, alinhado com a estratégia a definir pelos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos e com os resultados do Estudo Municipal para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha e de Valorização na origem de Biorresíduos no Concelho de Fornos de Algodres.

Com esta operação pretende-se a implementação de 2 atividades complementares que pretendem aumentar a circularidade, reduzir os resíduos e aumentar a reutilização, indo ao encontro das metas de prevenção, reciclagem e deposição em aterro, apostando na recolha e valorização de biorresíduos.

A primeira atividade consiste na execução de um Programa de Compostagem Comunitária em Fornos de Algodres que inclui a instalação de um recinto de compostagem, a distribuição de baldes à população e a capacitação dos colaboradores do município e dos participantes. A segunda atividade consiste numa ambiciosa campanha de comunicação do projeto, que visa promover a sua dinamização junto da população.

A implementação das atividades tem data de início prevista para o início de 2023 e pretende-se o envolvimento de toda a comunidade local.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

Candidatura Aprovada MFA

PLANO DE COMUNICAÇÃO – Divulgação e Sensibilização.

O Que é a Economia Circular?

A economia circular é um modelo económico inovador que visa minimizar o desperdício e maximizar a utilização dos recursos. Ao manter os recursos em utilização durante o maior tempo possível, através de estratégias como reparação, renovação e reciclagem, podemos reduzir o desperdício e a poluição, enquanto criamos oportunidades de negócio e promovemos a inovação.

A compostagem comunitária é um excelente exemplo da aplicação dos princípios da economia circular. A compostagem transforma resíduos orgânicos, como restos de comida e resíduos de jardim, num solo rico em nutrientes que pode ser utilizado para cultivar mais alimentos e plantas. Isto não só reduz o desperdício e ajuda a combater as alterações climáticas, como também cria um recurso valioso para a nossa comunidade.

O Município de Fornos de Algodres encontra-se a implementar, durante o ano de 2023, iniciativas de compostagem comunitária na Vila, nomeadamente através de um projeto co-financiado pelo Fundo Ambiental e pela CIMBSE, e encorajamos todos os munícipes a envolverem-se. Seja através da participação em iniciativas de compostagem ou no apoio a empresas locais que privilegiem práticas sustentáveis, todos temos um papel a desempenhar na construção de uma comunidade mais sustentável.

Trabalhemos juntos para construir um futuro mais sustentável através dos princípios da economia circular e da compostagem comunitária.

Seja Consciente. Pense no Ambiente.

O que são Biorresíduos e como podem ser valorizados?

Vamos falar sobre os biorresíduos e como eles podem ser valorizados através da compostagem comunitária. Biorresíduos, também conhecidos como resíduos biodegradáveis, incluem todos os materiais orgânicos, como restos de comida, resíduos de jardim e produtos de papel.

Embora os biorresíduos sejam frequentemente vistos como um problema e uma fonte de poluição, podem também ser um recurso valioso se geridos adequadamente. Através da compostagem comunitária, podemos transformar os biorresíduos num composto rico em nutrientes que pode ser utilizado para nutrir plantas e apoiar a agricultura local.

Assim, a compostagem comunitária é uma forma simples e eficaz de transformar os biorresíduos num recurso valioso, reduzindo a quantidade de resíduos que vão para os aterros, diminuindo desta forma as emissões de gases com efeito de estufa.

O Município de Fornos de Algodres está entusiasmado por implementar, durante o ano de 2023, um projeto de compostagem comunitária na nossa Vila, com o apoio do Fundo Ambiental e da CIMBSE, e encorajamos todos a participar. Seja através da adesão ao programa de compostagem comunitária, da participação em iniciativas relacionadas com a compostagem ou do apoio a empresas locais que privilegiem práticas sustentáveis, todos temos um papel a desempenhar na construção de uma comunidade mais sustentável.

Vamos trabalhar juntos para valorizar os nossos biorresíduos e construir um futuro mais sustentável.

Seja Consciente. Pense no Ambiente.

ODS12ODS11