“Conhecer Fornos de Algodres” promove convívio entre gerações
A atividade “Conhecer Fornos de Algodres” promoveu o convívio entre gerações, contribuindo para o fortalecimento da comunidade e para a valorização da saúde e do bem-estar de todos os participantes.
No dia 17 de fevereiro de 2025, realizou-se em Vila Soeiro do Chão, no âmbito do projeto Fornos Vida, mais uma edição da atividade “Conhecer Fornos de Algodres”, que reuniu cerca de 170 participantes, incluindo alunos do 3.º ano do 1.º ciclo e os seniores do concelho. A iniciativa, de carácter intergeracional, incentivou a prática de atividade física, o envelhecimento ativo e o fortalecimento dos laços comunitários.
O programa do dia foi especialmente pensado para proporcionar uma experiência inclusiva e acessível a todos os participantes. Foram realizadas três caminhadas com distâncias diferentes, permitindo aos participantes escolherem aquela com a qual se sentiam mais confortáveis, de forma a garantir que todos pudessem participar de acordo com as suas capacidades físicas. Além das caminhadas, o evento contou com dinâmicas lúdicas, exercícios físicos e momentos de partilha entre as crianças e os seniores, criando um ambiente de união e convívio.
Mais do que uma atividade recreativa, a ação teve como objetivo a valorização do património local e a promoção do conhecimento sobre a riqueza natural, cultural e humana de Fornos de Algodres. O projeto Fornos Vida, tem o objetivo de promover o bem-estar e da qualidade de vida da população, continua a afirmar-se como uma referência positiva na saúde física e mental dos participantes, enquanto fortalece a identidade e o sentido de pertença à comunidade.
Com esta edição do “Conhecer Fornos de Algodres”, o município reforçou a sua aposta em iniciativas inovadoras e inclusivas, que permitem a todos descobrir e experienciar as singularidades que tornam Fornos de Algodres um território único. A atividade teve um impacto significativo na promoção da saúde e bem-estar de todas as gerações, consolidando a importância de atividades que aproximam diferentes faixas etárias.
Este projeto contribui diretamente para alcançar os ODS n.º3 { Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades} n.º4 { Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos} n.º 10 { Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis}, n.º 11 {tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis}, e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável }.