Dia Internacional da Floresta 2023 – Atividade na Natureza

No dia 21 de março de 2023, com a entrada na primavera e a comemoração de mais um Dia Internacional das Florestas, juntámos todos os alunos do 1º ciclo (cerca de 100 alunos) e fomos à descoberta do nosso património natural, na mata municipal de Fornos de Algodres, onde passámos toda a manhã.

Começámos por agradecer a todos os envolvidos na ação: Técnicos e colaboradores do Município e Proteção Civil, Biblioteca Municipal, Associação dos Apicultores da Beira Alta, na pessoa do Eng.º Rafael Guimarães, Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres e Guarda Nacional Republicana (GNR). Todos essenciais ao sucesso da ação.

Falámos da importância da preservação e defesa do meio natural, de aves, de abelhas, libertámos uma rapina, águia de asa redonda, que havia estado em recuperação no CERVAS. Foi uma manhã em cheio, muito produtiva e, ao mesmo tempo, enriquecedora para os alunos.

Sentimos estas ações como essenciais num processo que se quer de ligação – prática e emotiva – dos nossos alunos e desde tenra idade, ao ambiente natural que os rodeia e ao território onde vivem. E acreditamos que este tipo de ações, fora do normal ambiente escolar, são muito impatantes na formação e desenvolvimento de uma consciência ambiental nos alunos que, em última análise, será potenciadora de desenvolvimento futuro, tanto para eles como para o próprio concelho.

Para terminar, não podemos deixar de referir uma cada vez maior perceção e preparação dos alunos para este tipo de temáticas que, obviamente, nos deixa de alma cheia.

Esta ação está inserida na Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, especificamente no Projeto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (P13), do Programa Municipal de Educação Ambiental (PM6) e contribui diretamente para os ODS n.º 12 {Garantir Padrões de Consumo e de Produção Sustentáveis}, 15 {Proteger a Natureza} e 17 {Parcerias para a implementação dos objetivos}.

Fornos é Natureza.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS12ODS17ODS15