Dia Mundial da Água – Fechar a Torneira por 60 minutos (2022)

Em 2020 o Município de Fornos de Algodres atingiu o valor mais baixo de desperdício de água, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

No seguimento da Estratégia Municipal Ambiental (EMA) 2022-2025, aprovada em Assembleia Municipal no dia 30/12/2021, e inserido no Programa Municipal de Gestão Hídrica (PM1), o Município de Fornos de Algodres associa-se à 22.ª Edição do movimento H2Off – Hora de Fechar a Torneira, uma iniciativa da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.

O desafio que colocamos a todos os munícipes é para que no próximo dia 22 de março, dia Mundial da Água  – num gesto simbólico mas de importante consciencialização – fechemos a torneira entre as 22h00 e as 23h00.

Trata-se, como se disse, de um simples ato simbólico mas de extrema importância. Ao associarmo-nos a este movimento nacional, dizemos que também nós compreendemos a relevância de preservar e proteger aquele que, muito provavelmente, é o recurso mais importante à vida no nosso planeta, que é a casa de todos.

Que este simbólico fecho de torneiras funcione como um ato de responsabilização individual, como consciência de que todos temos de fazer a nossa parte. Não como um fim em si mesmo, porque de nada nos vale fechar a torneira durante uma hora e, no dia seguinte, voltar ao desperdício. Pelo contrário, que funcione como catalisador de uma nova e mais saudável relação, na gestão de um recurso essencial à vida e que, cada vez mais, escasseia.

Futuro da Água, depende de cada um de nós.
Seja Consciente, Pense no Ambiente.

h2Off - 2022
ODS17ODS13ODS06