Eco-Escolas 2020-2021 da Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres: reconhecer os bons exemplos e vontades demonstrados.

É prática comum e atitude “instituída” na nossa sociedade ou comportamento humano, o “reclamar” de tudo o que quer que seja: ou porque as situações assim o justificam, ou porque falta a vontade de ver o bem, o corretamente exequido ou assumido.

Da mesma prontidão com que “criticamos”, deveríamos aprender a “elogiar”, reconhecendo aquilo que está ou foi assertivamente desenvolvido, defendido ou profissionalmente executado – foi esta a premissa que norteou o dia Eco-Escolas da Escola sede do Agrupamento de Escolas de Fornos e Algodres.

Nesse dia, foi reconhecido, publicamente, o desejo e o esforço de cerca de uma vintena de alunos, que este ano (2021) foram finalistas, na defesa e assunção de estilos de vida mais sustentáveis e conformes aos princípios preconizados pelo projeto Eco-Escolas.

Para além de outras iniciativas, o município, como parceiro intrínseco neste projeto, quis também associar-se ao reconhecimento público do trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo dos três últimos anos, oferendo a deslocação do grupo a Lisboa, para visita guiada ao Oceanário de Lisboa, no dia 17 de junho de 2021. Como desejável, o transporte foi concretizado em meio “amigo do ambiente”, o comboio, consubstanciando o propósito e a vontade do grupo, de “ser sustentável”.

A gestão da escola, assegurou as entradas e visita ao Oceanário, decorrida a 17 de maio.

Depois da deslocação a Lisboa, dada a situação pandémica vigente, havia que rastrear todos os participantes, com vista à preservação da população local – é, também, uma forma de testemunhar o cuidado e atenção com todos os que nos cercam e expressão de parcerias entre Escola, Município e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres.

“Aprender” e “ensinar”, não são ações que se desenvolvam apenas entre as quatro paredes de uma sala de aula. O mérito e o reconhecimento advêm de conhecimentos assimilados e assumidos individualmente e em grupo que, mais cedo ou mais tarde, se refletirão em comportamentos promotores de uma sociedade mais humana, mais adulta e mais justa, atitudes que, acreditamos, serão marca destes nossos finalistas.

A todas as entidades que com o Eco-Escolas colaboraram, o nosso reconhecimento.

Seja Consciente. Pense no Ambiente.

ODS17