Eco-Escolas – Hastear da Bandeira (2018/2019)

Hastear da Bandeira 2018/2019

No passado dia 21/11/2019, durante a tarde, na Escola Secundária e Básica de Fornos de Algodres, decorreu a cerimónia do hastear da bandeira verde 2018-2019, galardão que visa o reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol do meio ambiente no ano letivo transato.

O Município de Fornos de Algodres enquanto parceiro, esteve representado pelo senhor Vereador Bruno Costa que teve a oportunidade de oferecer um “kit ambiental” a três alunos da turma A do 5º ano de escolaridade: a Jéssica Carvalho, o Igor Carvalho e o Leandro Tadeu.

Através da Associação de Pais e Encarregados de Educação, chegou ao conhecimento das coordenadoras do Projeto Eco-Escolas que aqueles três alunos usavam, de forma espontânea e, por isso voluntária, o seu tempo livre de intervalo para o almoço, para limpeza dos espaços exteriores da escola, recolhendo e separando resíduos encontrados nos jardins e entrada do recinto escolar. Sentindo que esta atitude resultava já de hábitos adquiridos e da consciência ambiental manifestamente assimilados por estes alunos, as coordenadoras acompanhadas de um dos adjuntos do órgão de gestão, Prof. Nuno Sousa, resolveram surpreender os alunos, reconhecendo e elogiando primeiro na turma e depois no espaço escolar, o comportamento por eles adotado. Bom seria que o gesto destes pequenos “eco-conscientes” alunos, se difundisse e reproduzisse em TODOS os agentes da comunidade educativa!

Como forma de apreço o Sr. Vereador Bruno Costa ofereceu um “kit ambiental” aos três alunos. Parabéns à Jéssica, ao Igor e ao Leandro!

São atitudes simples, como as destes pequenos que nos estimulam e renovam a esperança no trabalho que tentamos desenvolver em favor de um ambiente mais sustentável.

Um agradecimento ao órgão de Gestão do Agrupamento de Escolas de Fornos e Algodres, às Coordenadoras do Programa Eco Escolas, Prof. Fernanda Cunha e Prof. Ana Nunes, ao Representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação do AEFA, ao Hugo Sousa, a todos os professores presentes na cerimónia e aos alunos inseridos no projeto.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS13ODS11