EcoJovens sensibilizam a população do Concelho de Fornos de Algodres para boas práticas ambientais

Entre os dias 1 a 12 de julho e 12 a 23 de agosto de 2019, alguns dos jovens com preocupações ambientais de Fornos de Algodres, de ora em diante intitulados de EcoJovens, participaram no projeto promovido pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres, intitulado Ocupação dos Tempos Livres – Sensibilização Ambiental.

O primeiro turno constituído pelos EcoJovens: Inês Henriques, Mariana Andrade, Beatriz Silva, Mara Cunha e Rodrigo Silva, percorreram as localidades de Maceira, Casal Vasco, Matança, Rancosinho, Furtado, Infias e Algodres, por sua vez o segundo turno, constituído pelos EcoJovens: Ana Carolina Costa, Fabiana Pereira, Rodrigo Silva e Guilherme Santos, visitaram as localidades de Vila Soeiro do Chão, Juncais, Cadoiço e Vila Ruiva.

Os nossos jovens, para além de terem levado boa disposição e muita alegria às pessoas, quiseram compreender, através de perguntas muito simples, qual o grau de conhecimento e respetivos hábitos sobre a temática da reciclagem. Através de uma aplicação móvel (não foi usado papel), foram realizados 195 inquéritos por várias faixas etárias.

De seguida são apresentados os principais resultados dos EcoCensos realizados:

1. Quando a questão foi: “Tem conhecimento das Políticas Ambientais que a Câmara Municipal de Fornos de Algodres tem executado?”, o sim ganhou ligeiramente: Sim = 51%, Não =49%.
  2. Quando a questão foi: “Faz reciclagem no dia-a-dia?”: Os resultados foram: Sim = 63%, Não = 37%.
  3. Quando a questão foi: “Os Eco Pontos da sua Freguesia são suficientes?”: Os resultados foram: Sim = 41%, Não = 59%.
  4. Quando a questão foi: “Em que EcoPonto coloca uma garrafa de PLÁSTICO vazia?”: A resposta certa (ecoponto amarelo) obteve uma percentagem igual a 77%.
  5. Quando a questão foi: “Em que EcoPonto coloca uma garrafa de VIDRO vazia?”: A resposta certa (ecoponto verde) obteve uma percentagem igual a 80%.
  6. Quando a questão foi: “Em que EcoPonto coloca um saco de PAPEL sem uso?”: A resposta certa (ecoponto azul) obteve uma percentagem igual a 80%.
  7. Quando a questão foi: “Em que EcoPonto coloca uma placa de ESFEROVITE sem uso?”: A resposta certa (ecoponto amarelo) obteve uma percentagem igual a 43%.
  8. Quando foi pedido para se avaliar o questionário de 1 (sem interesse) a 5 (muito interessante), a resposta variou entre o 4 (54,0%) o 5 (42,6%) o 3 (2,6%) o 1 (0,6%) e o 2 (0,2%).

Esta atividade culminou com os todos os nossos EcoJovens a distribuírem nas casas que visitaram um conjunto de EcoBags (conjunto de 3 sacos de cor distinta para reciclar), com o objetivo de incentivarem a separação correta dos resíduos.

Após apresentação destes resultados por parte dos EcoJovens ao Vereador com o pelouro do Ambiente, Bruno Costa, a Câmara Municipal de Fornos de Algodres em parceria com a RESIESTRELA irão promover novas ações para responder às necessidades dos Munícipes.

Um agradecimento à RESIESTRELA, parceira da Câmara Municipal nesta ação de sensibilização, pois, só trabalhando em rede e em parcerias é que se obtém um melhor desenvolvimento sustentável e conseguimos garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.