Estação da Biodiversidade nasce no Concelho de Fornos de Algodres

Com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, António Manuel Fonseca, e, aproveitando o Dia Mundial da Biodiversidade – 22 de maio de 2021 -, o Município de Fornos de Algodres assinalou o dia com a inauguração da Estação de Biodiversidade (EBIO) da Ribeira da Muxagata.

A Estação da Biodiversidade localizada entre as Freguesias da Muxagata e de Figueiró da Granja, é um percurso pedestre curto (3 km, aproximadamente), sinalizado no terreno através de 9 painéis informativos sobre as riquezas biológicas a observar pelos visitantes. A estação está num local de elevada riqueza específica e paisagística do nosso Concelho, representativa dos habitats característicos da área. Os painéis funcionam, ao longo do percurso, como uma espécie de guia de campo e fazem referência a espécies emblemáticas e comuns. É dado particular destaque aos insetos e plantas, que são a base para a conservação dos ecossistemas terrestres.

Este projeto surgiu de uma parceria entre a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, o CERVAS – Centro de Ecologia Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens e a Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, associada à Faculdade de Ciências de Lisboa – e surge na continuação da aposta que a Câmara de Municipal tem feito na área do ambiente, na proteção da vida terrestre e da biodiversidade e na potenciação do turismo de natureza, aproveitando a riqueza do seu património natural, com especial incidência nas riquíssimas zonas ripícolas, associadas às suas várias ribeiras e na sua conjugação com o Rio Mondego.

A criação deste percurso pedestre, incluído nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), para além de aumentar a oferta do Município em termos de Turismo de Natureza, servirá igualmente como base para ações de consciencialização, na área ambiental, assim como estrutura fundamental para um projeto paralelo, também ele já em execução, de inventariação e catalogação de toda a fauna e flora presente no território.

Um agradecimento a todos e todas que participaram na inauguração da EBIO, bem como às Juntas de Freguesia de Muxagata e Figueiró da Granja.

Para mais informações sobre a EBIO da Ribeira da Muxagata, clique AQUI.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS15