Festival do Peixinho do Rio

Valorizar a gastronomia local, baseada no peixe do rio, é o objetivo da realização de mais uma edição do Festival do Peixinho do Rio, a 28 de Julho.
Trata-se da iniciativa da Junta de Freguesia de Juncais, no concelho de Fornos de Algodres, integrada em mais uma edição da Feira de Santiago, que este ano aposta em juntar uma iguaria da gastronomia da região à música tradicional portuguesa.
A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia de Juncais, inclui, durante a manhã, a tradicional feira (campo de futebol), enquanto a parte da tarde é dedicada à gastronomia, com especial enfoque no peixinho do rio.
No largo da vila estará patente uma exposição de artesanato relacionado com atividades tradicionais olaria, cestaria, latoaria e tanoaria, entre outros e a atuação de três grupos de música tradicional Portuguesa.
Recorde-se que a freguesia de Juncais há muito que atrai visitantes, não só pelo excelente queijo que produz, mas também na área da etnobotânica, por via da instalação de um campo experimental de urtigas, na cestaria, na olaria, mas especialmente pelos seus famosos peixinhos do Rio.