Floresta Segura 2024 – Ação de sensibilização

Decorreu no dia 15 de março de 2024, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, a apresentação da Campanha “Floresta Segura 2024”, levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Gouveia, dirigida aos Presidentes de Junta de Freguesia, visto constituírem um importante elo de proximidade com a população.

Esta reunião ressalvou a importância da limpeza dos terrenos nas faixas de gestão de combustível nas envolventes das localidades e das edificações isoladas.

No que respeita à limpeza de terrenos, a Guarda Nacional Republicada, encontra-se atualmente a realizar o levantamento de terrenos com faixas de gestão de combustível por executar no âmbito do cumprimento do estabelecido no Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Os proprietários dos terrenos sinalizados serão sensibilizados para efetuarem as limpezas necessárias até 30 de abril. Após esta data, se as limpezas não tiverem sido efetuadas, encontram-se os mesmos em infração, o que se traduz em contraordenação punível com coima, podendo a Câmara Municipal vir a substituir-se coercivamente, debitando os custos de intervenção aos infratores.

Seja Responsável, promova uma Floresta Sustentável.

Fornos É Natureza.

ODS15ODS17ODS13