Fluxo de Recolha e Gestão de Toners Usados implementado nas Infraestruturas do Município de Fornos de Algodres

Os tinteiros e toners são resíduos perigosos, pelo que não devem ser colocados no lixo comum.

Nesse sentido o Município de Fornos de Algodres em parceria com o Agrupamento de Escolas, o Projeto Eco Escolas e a Konica Minolta, num claro compromisso com a sustentabilidade, implementaram em janeiro de 2022 nas diferentes infraestruturas de sua responsabilidade do Município, incluindo os estabelecimentos provenientes da descentralização da Educação, um Serviço de Recolha e Gestão de Toners (SRTU).

O fluxo consiste: após a utilização do toner este, deverá ficar armazenado nas ECOCAIXAS (caixas especificas para a recolha destes resíduos) junto aos equipamentos de impressão nas instalações do Município. Após o armazenamento e para uma boa gestão dos resíduos as embalagens de toner vazias, são recolhidas, transportas e encaminhadas por um operador de Gestão de Resíduos licenciado. Este operador licenciado, em articulação com os serviços Municipais, terá que assegurar a emissão das competentes e-GAR (guias eletrónicas para o transporte de resíduos).

Esta ação inserida no (P08) Projeto de Monitorização da Gestão de Resíduos do (PM3) Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, irá contribuir diretamente para os ODS n.º 11 {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis} e 12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis}.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS12ODS11