Fornos de Algodres acolhe a 13.ª Reunião da Comissão Técnica Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais Beiras e Serra da Estrela

Na segunda-feira, dia 27 de março, o Centro Cultural Dr. António Menano, em Fornos de Algodres, acolheu a 13ª reunião da Comissão Técnica Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais Beiras e Serra da Estrela.

A Comissão sub-regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais-Beiras e Serra da Estrela, foi constituída no início do ano passado e assumiu a execução da estratégia de gestão integrada de fogos rurais, a articulação de programas de gestão de fogo rural e de proteção das comunidades desta zona geográfica, tendo como objetivo máximo a defesa e proteção das populações e dos territórios.

Nesse sentido na passada segunda-feira, dia 27 de março de 2023, o Centro Cultural Dr. António Menano, em Fornos de Algodres, acolheu a 13ª reunião da Comissão Técnica Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais Beiras e Serra da Estrela.

De entre os vários assuntos abordados na sessão, destacam-se, por exemplo, a apresentação das fichas projeto em formato estabilizado referentes a várias questões como: 1) o aumento da remuneração dos proprietários florestais; 2) a gestão da rede primária de faixas de gestão de combustíveis; 3) a gestão da rede secundária; 4) a gestão de combustível dos aglomerados rurais e envolvente de áreas edificadas e 5) os usos compatíveis de solo.

O Senhor Vice-Presidente, que marcou presença na sessão de trabalho, afirmou que “(…) a gestão de faixas e a gestão de combustível já faz parte do nosso dia-a-dia. Estas comissão de trabalho tem um papel fundamental na partilha de ideias, partilha de boas práticas mas, acima de tudo, deve focar-se em elaborar relatórios simples e exequíveis no terreno.” 

Marcaram presença várias entidades que integram a Comissão Sub-Regional, nomeadamente os técnicos dos Gabinetes Florestais dos Municípios e da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Associação de Produtores Florestais – CELFLOR, E-Redes, REN – Redes Energéticas Nacionais e FENCAÇA – Federação Portuguesa de Caça.

ODS13ODS15ODS17