Fornos de Algodres Biodiversity Festival estreia a ação “BIOdiversidades”
O “BIOdiversidades” promoveu a consciência ambiental e a valorização da biodiversidade local em Fornos de Algodres.
Nos dias 19, 20 e 21 de julho de 2024, a vila de Fornos de Algodres foi palco de mais uma edição do evento Fornos de Algodres Biodiversity 2024. O fim-de-semana foi marcado por uma vibrante programação de música, desporto e, pela primeira vez, a inclusão da atividade “BIOdiversidades”. Este evento, que atraiu cerca de 100 participantes ao longo das duas manhãs de atividades.
As atividades inseridas do programa “BIOdiversidades”, tiveram como principais objetivos proporcionar a oportunidade de a comunidade aprender e compreender sobre a flora e fauna da região, explicando as suas características e funções ecológicas de maneira interativa e educativa. Além disso, procura aumentar a consciência ambiental entre os participantes, salientando a importância da preservação do meio ambiente e como ações individuais podem fazer uma diferença significativa. Por meio de atividades envolventes e informativas, o festival propor-se a fortalecer a ligação entre a comunidade e a natureza, promovendo a conservação ambiental e incentivando um maior apreço pela biodiversidade local.
Durante o evento, uma série de atividades foi organizada para atender às diferentes faixas etárias.
No sábado, 20 de julho de 2024, o público presente teve a oportunidade de participar de um workshop conduzido por Ricardo Brandão que nos deu a conhecer a fauna selvagem. Ricardo Brandão deliciou-nos com um momento especial, o devolver de uma Coruja-das-torres à natureza, que havia estado em recuperação no Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS). Ainda na manhã de sábado, Hugo de Sousa, com o projeto NaturArt, estimulou a criatividade dos mais jovens. Esta atividade foi pensada e criada de forma simples e interativa, para manter a atenção das crianças em todo o momento para garantir que elas conseguissem captar o máximo de informação possível.
No domingo, 21 de julho de 2024, Hugo Figueiredo encantou os participantes com uma apresentação sobre o mundo dos insetos. A atividade destacou a importância desses pequenos seres para o equilíbrio dos ecossistemas e a biodiversidade, muitas vezes mal compreendidos pela população em geral.
O “BIOdiversidades” é uma atividade destacada no Festival de Biodiversity de Fornos de Algodres, celebrado na pitoresca Praia Fluvial de Fornos de Algodres. Com a sua 1.ª edição, conseguimos atingir os resultados esperados. Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres, visa despertar a consciência ambiental e valorizar a rica biodiversidade local.
O evento ofereceu um fim de semana dinâmico para que a comunidade se seduzisse ativamente na preservação do meio ambiente. Com atividades envolventes e educativas, “BIOdiversidades” reafirmou o compromisso da Vila de Fornos de Algodres com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Através do “BIOdiversidades”, reforçamos a importância de preservar o nosso ecossistema, promovendo um futuro mais verde e consciente para as próximas gerações.
Esta ação está inserida nos Projeto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (P13), do Programa Municipal de Educação Ambiental (PM6) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, contribuindo para os ODS n.º 13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos}; 15 {Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as floretas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade} e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável}.
Não se esqueçam que o nosso património natural é uma das nossas principais riquezas, até para o ano e…
Seja Consciente, Pense no Ambiente.