Fornos de Algodres – Um Concelho com Bom Ar – Candidatura ao Fundo Ambiental Aprovada.

Após assinatura do protocolo de cooperação entre a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, no dia Nacional do Ar (12 de abril de 2019), a Câmara Municipal vê a sua candidatura submetida ao Fundo Ambiental aprovada com avaliação máxima.

Através da publicação do Relatório Final no dia 17/07/2019, foi aprovada a candidatura da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, submetida em 22/04/2019, ao aviso n.º 4656-A/2019, de 19 de março, publicado no Diário da República n.º 55, 2ª série, intitulado “EducarTe: Educar para o Território”.  O contrato entre as partes será assinado brevemente.

Das 64 (sessenta e quatro) candidaturas consideráveis elegíveis, apenas 13 (treze) obtiveram uma avaliação de mérito – superior a 3 – para obtenção de financiamento. A Câmara Municipal de Fornos de Algodres foi uma das selecionadas a financiamento, com uma taxa de cofinanciamento igual a 70%.

Inserido na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA), o projeto aprovado pelo Fundo Ambiental, tem como grande objetivo promover a sensibilização e informação do público em geral para a importância de não realizar queimas e queimadas, almejando contribuir para uma cidadania ativa no que concerne ao desenvolvimento sustentável do Concelho, via da disciplina e do reforço da informação, do conhecimento e dos comportamentos relativos ao território e à conservação da natureza e da biodiversidade da região. Em suma, o projeto “Fornos de Algodres – Um Concelho com Bom Ar” visa responder a um problema que afeta toda a população do Concelho: a prática das queimas e queimadas que aumenta o risco de incêndio na região e polui significativamente o ar.

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres marcou presença no dia Nacional do Ar, que foi definido, através de Resolução de Conselho de Ministros, o dia 12 de abril de 2019. Neste dia foi lançada a primeira campanha nacional sobre este tema e que vai de encontro ao cumprimento das metas e estratégias definidas na Estratégia Nacional para o Ar para 2020 (ENAR 2020).

Sendo a Câmara Municipal de Fornos de Algodres uma das instituições que assumiu o compromisso da implementação de medidas que contribuam para a melhoria da qualidade do ar no Concelho de Fornos de Algodres, este projeto aprovado pelo Fundo Ambiental irá promover o arranque dessa parceria.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

Fundo Ambiental - candidatura da CM FA Aprovada
ODS12