I Fórum de Turismo de Natureza

O I Fórum de Turismo de Natureza – uma prática sustentável, realizado pelo Município de Fornos de Algodres, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2019, em parceria com o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens e o Geopark Estrela, contou com a presença de mais de 50 pessoas que, para além de visitarem o nosso Concelho, assistiram a excelentes palestras direcionadas para um Turismo mais sustentável.

A primeira parte do primeiro dia (30/11/2019), contou com a abertura do Senhor Vereador da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Bruno Costa, seguida da participação do Senhor Vice-Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Dr. Manuel Salgado, e terminou com a reflexão sobre “O Turismo de Natureza e a Sustentabilidade” do Senhor Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Dr. Pedro Machado.

Na segunda parte da sessão de trabalho, tivemos a participação do Professor Emanuel de Castro e da Dr.ª Patricia Azevedo da Associação Geopark Estrela que, de uma maneira detalhada, explicaram o “Turismo e Geoparks Mundiais da UNESCO: Desafios para o Séc. XXI”, a sessão de trabalho terminou com a Dr.ª Catarina Vieira, demosntrando as boas práticas em Turismo Sustentável, com o projeto “Chão do Rio Turismo de Aldeia”.

No segundo dia de trabalho (01/12/2019), visitaram-nos, com o respectivo professor, cerca de 35 alunos de Biologia, da Universidade de Aveiro, na componente de Ornitologia. Apesar das dificeis condições atmosféricas, ainda assim foi possivel aquilatar das condições naturais, que o concelho dispõe, para este tipo de práctica.

Para além da participação no Fórum, com a assistência a várias palestras, foram realizadas, em paralelo, outras actividades associadas à disciplina e, no domingo, procedeu-se a uma saída de campo, onde tiveram possibilidade de observar mais de 30 espécies diferentes, incluíndo algumas emblemáticas, como o Milhafre-real ou o Guarda-rios e, até, uma espécie que, pela primeira vez foi observada no concelho, o Lugre.

Obviamente, vamos continuar a apostar neste tipo de eventos, que potenciem o património natural que temos para oferecer, ao mesmo tempo que damos a conhecer o nosso concelho a pessoas que, de outra forma, muito provavelmente não nos visitariam. Estes jovens, que nos visitaram no fim-de-semana, para além de terem ficado a conhecer o potencial ornitológico do concelho, são, simultaneamente, potencias futuros visitantes, de que tanto precisamos para alavancar o nosso sector do turismo.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.