O Município de Fornos de Algodres promoveu no passado dia 29 de maio, a Sessão Final do Parlamento Jovem Municipal, tendo o Sr. Presidente da Câmara, Dr. Manuel Fonseca, iniciado a Sessão como uma palavra de boas vindas dirigindo-se aos perto de 40 jovens fornenses, referindo:

São projetos como este que poderão ter o efeito de aproximar os jovens da causa pública. Este projeto tem como objetivo saber qual é o vosso sentimento atual relativamente ao que é necessário em todo o concelho. Bem haja por participarem neste projeto

Este projeto consta do plano de ação do município para o fomento da participação da comunidade na definição das políticas locais e do plano de ação de educação para a cidadania.

Durante várias semanas os jovens fornenses pensaram, debateram e apresentaram publicamente as suas ideias para o concelho de Fornos de Algodres, num projeto que contou com a inexcedível cooperação do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres.

Após 3 horas de debate em pleno Salão Nobre da Assembleia Municipal, numa Sessão presidida pelo Presidente da Assembleia Municipal, Eng. Carlos Costa, os jovens fornenses escolheram por maioria as seguintes propostas:

– Construção de uma piscina exterior pública dotada de estruturas de apoio propícias ao lazer (bar, sala de jogos…);

– Criação de percursos com máquinas exteriores de manutenção incluindo circuitos de pontes em árvores (arborismo/arvorismo);

– Implementação do Dia da Cultura e Lazer (Dia em que se poderia fazer o Festival da Urtiga, excursões, caminhadas por zonas históricas, Feira Medieval, etc…)

No final da Sessão o Sr. Presidente entregou um diploma a todos os alunos que fizeram parte do I Parlamento Jovem Municipal de Fornos de Algodres, como forma de reconhecimento do seu trabalho em prol do nosso concelho.

Por Fornos Eu Participo!