IIIª Edição da Feira Regional do Queijo Serra da Estrela

Fornos de Algodres
10 Fevereiro 2013

A IIIª Edição da Feira Regional do Queijo Serra da Estrela decorreu em Fornos de Algodres no dia 10 de Fevereiro, no Mercado Municipal,tendo contado com a participação de cerca de duzentos Expositores/Produtores de produtos regionais e com a visita de largos milhares de pessoas que tiveram a oportunidade de regressar às suas origens.
Este certame foi organizado no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, (CIMSE) pelos Municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia, a qual representou um patamar de articulação supramunicipal, com ganhos de escala e sinergias para promover o Queijo Serra da Estrela, através de um certame que é uma imagem de marca da Região.
A Feira Regional do Queijo Serra da Estrela pretendeu fomentar a notoriedade do Queijo Serra da Estrela, enquanto produto de excelência nacional, salvaguardar a sua preservação enquanto produto endógeno regional e valorizar e dinamizar a respetiva cadeia de valor e seus agentes diretos.
Os municípios pretenderam igualmente reforçar o incentivo e a valorização da certificação do Queijo Serra da Estrela e criar, através das parcerias intermunicipais, formas objetivas de promoção da região e da Serra da Estrela.
Os municípios organizadores pretenderam também, através desta união de esforços, projetar o potencial dos territórios, aproveitando e divulgando todos os seus recursos endógenos para promover um grande evento regional, que ganhe afirmação nacional e internacional.
Este certame visou, por fim, promover a cultura e as tradições locais, numa perspetiva de afirmação regional e de valorização da atratividade turística, numa época de forte procura do destino turístico “Serra da Estrela”.