Limpeza e Higienização dos Reservatórios de Água do Concelho de Fornos de Algodres

A higienização dos reservatórios de água surge como medida profilática de grande importância, visto que todas as estruturas de tratamento e armazenamento de água potável devem estar limpas e desinfetadas, para que a água, que tem grandes tempos de permanência nestes locais, não sofra alterações nas suas características organoléticas, microbianas e químicas, respeitando, desta forma, todos os Valores Limites de Exposição (VLE) especificados no Decreto-Lei 306/2007, de 27 de agosto, na sua redação mais atualizada.

No passado mês de outubro de 2020, e à semelhança do ano transato, cumprindo a recomendação n.º 01/2018 da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), foram efetuados trabalhos de inspeção, limpeza e higienização dos Reservatórios, de responsabilidade do Município, destinados ao armazenamento de água para consumo humano do Concelho de Fornos de Algodres. Recorde-se que a ERSAR tem como missão regular os serviços de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos, em Portugal Continental

Estes trabalhos de higienização fornece uma imagem atualizada e global do estado de conservação dos equipamentos e das infraestruturas. As conclusões do relatório final de cada reservatório irá descrever exatamente o estado inicial do reservatório e a forma como decorreram os trabalhos. O relatório, além de constituir um histórico importante sobre a infraestrutura, irá permitir sugestões para a melhoria das condições existentes da infraestrutura.

Adicionalmente a estes trabalhos foram feitos trabalhos de desmatação da área envolvente, pinturas exteriores de alguns reservatório e colocação de placas identificavas.