Modelos de Negócio abordados em Fornos de Algodres

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo na região das Beiras e Serra da Estrela, no geral, e em Fornos de Algodres, no particular, a Associação de Jovens Associados para o Desenvolvimento Regional do Centro (JADRC) organizou no dia 7 de fevereiro de 2023, no salão nobre do município de Fornos de Algodres, uma sessão de design thinking no âmbito do temática Modelos de negócios e integrada no projeto Estrela Digital (www.estreladigital.pt), onde estiveram presentes jovens do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, no sentido de os auxiliar a idealizarem e delinearem um plano de negócios.

Contou com a ajuda de dois outros convidados, Dr. Pedro de Mello Breyner da Portugal Ventures e Dr. Martin Grange, consultor da Leroy Merlin para assuntos climáticos.

A sessão foi muito participada e procurou abordar necessidades do concelho e em seguida reunir e estruturar ideias, em planos de negócio, que futuramente possam contribuir para solucionar alguns dos problemas emergentes do concelho. Neste sentido, a sessão, em consonância com o Programa de Valorização do Interior – XXII Governo, procurou potenciar a valorização de produtos endógenos, potenciar a integração de avanços tecnológicos e simultaneamente, motivar os jovens para serem os novos empreendedores e trabalhadores remotos da região, pelos benefícios que esta região oferece.

A JADRC ainda lançou um desafio aos jovens de Fornos de Algodres de participarem no concurso de ideias Estrela Digital, estando este aberto até ao dia 31 março de 2023, e informou que as 8 melhores ideias de empreendedorismo irão obter um prémio monetário e serão, depois, acompanhadas por uma equipa de mentoring e coaching, para a concretização de cada negocio.

ODS17