Municipio de Fornos de Algodres adere ao Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular, promovida pela CCDR.C

A economia circular é hoje um tema-chave na agenda política nacional e internacional. A Comissão Europeia adotou, em 2015, o primeiro Plano de Ação para a Economia Circular, visando garantir o crescimento sustentável na União Europeia e promover a transição da Europa para uma economia mais circular. A sua implementação veio revelar que a “circularidade gerou novas oportunidades de negócio, fez surgir novos modelos empresariais e desenvolveu novos mercados tanto dentro como fora da União”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) realizou, a 30 de novembro de 2023, a cerimónia de formalização da segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro (recordamos que o Municipio fez parte do pacto n.º 1), com a subscrição de 101 entidades, que se traduzem em mais de 230 propostas de ação para implementar até 2025. O Município de Fornos de Algodres, em consonância com a sua Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, em que a potenciação sempre assumiu papel relevante, não podia deixar de ser uma das entidades aderentes.

Assim, comprometemo-nos a 1. aumentar a circularidade, através da criação de uma rede de recolha seletiva para resíduos de construção e demolição (RCD); 2. promover a gestão e monitorização dos resíduos verdes dos munícipes, dando continuidade e, se possível, reforçar um circuito, devidamente monitorizado; 3. valorizar das borras de café, provenientes do canal horeca; 4. Reportar, ao fim de um ano após o início de vigência do Pacto, o ponto de situação das três ações acima referidas; 5. Reportar, no final de vigência do pacto, os resultados no que respeita ao cumprimento das metas.

A 2ª edição do Pacto entrou em vigor no dia 15 de julho de 2023 e termina a 30 de junho de 2025.

Porque, acreditamos, valorizar a Economia Circular é alavancar o presente e potenciar o futuro.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS12ODS17ODS13ODS11