Município de Fornos de Algodres aposta em medidas de Eficiência Energética com vista à neutralidade carbónica

Em Fornos de Algodres, a população já está familiarizada com a Eficiência Energética. Ao longo dos anos, têm sido promovidas diversas ações de sensibilização, que visam mostrar como se pode consumir energia de forma mais responsável e eficiente, reduzindo custos e minimizando o impacto ambiental.

O Município de Fornos de Algodres tem traçado um longo caminho na sustentabilidade, desde 2018. Foi neste ano que teve início o processo de promoção de boas práticas ambientais, que incidem, entre outras temáticas, na eficiência energética. Desde então, várias práticas têm sido adotadas pelo município e população.

Em 2022, o Município começou a pôr em prática a Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, que se divide em 7 Programas, entre eles o PM4 – Programa Municipal de Promoção da Eficiência Energética e o PM5 – Programa Municipal de Mobilidade Sustentável, com vista ao desenvolvimento de um sistema de produção e consumo mais sustentável, na procura da neutralidade carbónica e da preservação da biodiversidade.

Estes programas inserem-se ainda no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 e têm como compromisso base promover a descarbonização da economia e a transição energética contribuindo para a neutralidade carbónica em 2050.

No âmbito destes programas, têm sido levadas a cabo diversas ações de sensibilização e práticas para fomentar a eficiência energética e a sustentabilidade do concelho.

Em 2022, o Município dinamizou uma iniciativa de boas práticas ambientais, direcionada para os funcionários da Câmara Municipal e alunos do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, centrada em pequenos gestos que podem ser adotados em ambiente laboral para promover uma atitude mais consciente. A campanha inclui cartazes informativos e pequenos autocolantes colados junto dos interruptores, que lembram os mais esquecidos para desligarem a luz quando saem.

Já em 2023, Fornos de Algodres viu o seu primeiro autocarro 100% elétrico começar a circular. Este projeto insere-se no Projeto P11 – Renovação de Frota Amiga do Ambiente e representa um passo importante para a mobilidade sustentável do concelho, contribuindo significativamente para a transição para uma economia de baixas emissões. Este autocarro, com capacidade para 31 passageiros, faz o transporte das crianças para as escolas do concelho e para as férias desportivas.

Estas ações têm sido acompanhadas de outdoors em toda a vila e publicações recorrentes nas redes sociais do município, que desempenham um papel importante no reforço das mensagens de sensibilização.

Apesar de haver ainda um longo caminho a percorrer para atingir as metas definidas no que diz respeito à eficiência energética, podemos afirmar que estamos cada vez mais próximos de atingir os objetivos. O sucesso destas iniciativas municipais deve-se, em grande parte, ao papel da comunidade, que tem demonstrado um forte compromisso em tornar Fornos de Algodres um concelho mais sustentável e alcançar a meta da neutralidade carbónica.

Fornos de Algodres e a Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025

O Município de Fornos de Algodres rege-se por uma Estratégia Municipal Ambiental traçada para os anos de 2022 a 2025, que visa estabelecer um conjunto de medidas ambientais, cujo objetivo passa por conduzir a uma mudança de comportamentos e hábitos, com vista a tornar o concelho mais sustentável.

A Estratégia Municipal Ambiental do Município de Fornos de Algodres é composta por 7 programas e 16 projetos.

O PM4 – Programa Municipal de Eficiência Energética engloba dois projetos de especial interesse para que o concelho de Fornos de Algodres atinja a neutralidade carbónica, nomeadamente: o P09 – Projeto de Otimização dos Equipamentos Municipais, que via modernizar o isolamento térmico de infraestruturas municipais e apostar em energias renováveis; e o P10 – Projeto Vale Eficiência + Social; que tem como objetivo combater a pobreza energética e contribuir para a melhoria das condições de habitabilidade das famílias.

Estes projetos contribuem diretamente para alcançar os ODS n. º 1 (erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares), n. º 7 (garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos), n.º 11 (tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis) e n.º 12 (garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis).

O PM5 – Programa Municipal de Mobilidade Sustentável engloba o projeto P11 – Projeto de Renovação de Frota Amiga do Ambiente, que tem como objetivo implementar uma transição para uma economia de baixas emissões de carbono na frota municipal. Este projeto contribui diretamente para os ODS n. º 11, 12 e 13 (adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos).

ODS17ODS07ODS13