Município de Fornos de Algodres apresenta Projeto de Recolha Porta-a-Porta nas Jornada Técnicas em São João da Madeira

Município de Fornos de Algodres foi convidado para participar nas Jornadas técnicas sobre Recolha e Tratamento de Biorresíduos.

No dia 22 de outubro de 2024, o Eng. Bruno Costa, Chefe de Gabinete do Município de Fornos de Algodres, foi convidado pela Zero Waste Europe a  participar numa jornada técnica em São João da Madeira sobre Recolha e Tratamento de Biorresíduos. Este encontro reuniu representantes de vários municípios, com o principal objetivo de promover a troca de boas práticas e experiências na gestão de restos alimentares e resíduos verdes.

Durante o evento, o Eng. Bruno Costa destacou a importância e os benefícios da recolha porta-a-porta de biorresíduos, que está implementada na Vila de Fornos de Algodres. Este projeto tem se mostrado eficaz na redução do desperdício e na melhoria da sustentabilidade ambiental. O projeto, além de ser pioneiro, reflete uma visão voltada para o futuro, promovendo práticas sustentáveis e eficientes na gestão de resíduos, com um impacto positivo na qualidade de vida da comunidade e no cuidado com o meio ambiente.

É com grande orgulho que o Município de Fornos de Algodres apresenta este projeto, que reforça seu compromisso com a sustentabilidade e inspira outros Município a adotarem práticas inovadoras na gestão de resíduos.

A Zero Waste Europe (Associação Sistema Terrestre Sustentável) é uma organização não governamental ambiental sem fins lucrativos, criada no final de 2015. Esta iniciativa surgiu do interesse comum de cerca de uma centena de pessoas em defesa dos valores da sustentabilidade. O foco principal da Zero Waste Europe é a alteração das políticas públicas, visando assegurar uma mudança estrutural na sociedade que permita que a sustentabilidade se torne a norma.

A organização está estruturada em cinco áreas temáticas, abrangendo uma vasta gama de temas ambientais:

  • Água e Oceano
  • Alterações Climáticas, Energia e Mobilidade
  • Biodiversidade, Agricultura e Florestas
  • Sociedades Sustentáveis e Novas Formas de Economia
  • Solo e Gestão do Território

Esses projetos contribuem diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 11 (tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis), nº 12 (garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis) e nº 17 (reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável).

ODS11ODS12ODS17