Município de Fornos de Algodres assina Carta de Compromisso em Compras Públicas Circulares

Município de Fornos de Algodres oficializou a assinatura da Carta de Compromisso na 2.ª Edição do Centro Green Deal, em Compras Públicas Circulares, onde assumiu o compromisso de lançar, pelo menos, dois (2) concursos públicos com aspetos reduzidos ambientais.

No seguimento das políticas ambientais que o Município de Fornos de Algodres tem vindo a assumir, especificamente no Projeto Economia Circular e Biorresíduos (P07), do Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular (PM3) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, no dia 2 de julho de 2024, em Coimbra, o Município assumiu o compromisso de lançar pelo menos, dois (2) concursos públicos com aspetos reduzidos ambientais.

Na cerimónia que decorrer na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR.C) o Município de Fornos de Algodres, representado pelo Senhor Chefe de Gabinete, Eng.º Bruno Costa, que, em representação do Senhor Presidente da Câmara, oficializou a assinatura da Carta de Compromisso na 2.ª Edição do Centro Green Deal, em Compras Públicas Circulares, com a CCDR.C.

Este projeto destinado às entidades públicas da região, tem como objetivo promover a economia circular na região Centro. Durante a sua vigência, entre setembro de 2024 e junho de 2025, os participantes beneficiam de um programa de capacitação e de apoio à implementação de procedimentos de aquisição de bens e serviços compatíveis com os princípios de economia circular.

As compras públicas circulares apresentam-se como um processo que permite às entidades publicas adquirir produtos, bens e serviços que tenham um impacto ambiental reduzido, procurando a diminuição de consumos de energia e materiais, evitando os impactos negativos e a produção de resíduos ao longo de todo o ciclo de vida.

O Município de Fornos de Algodres, que marcou presença na 1.ª edição, reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e integra esta iniciativa na 2.ª edição. Além do Município de Fornos de Algodres, outras 14 entidades assinaram a Carta de Compromisso. Esta iniciativa demonstra um exemplo de dedicação do município na promoção de práticas sustentáveis.

Renovar o Compromisso em Compras Públicas Circulares mostra o comprometimento contínuo do Município de Fornos de Algodres com a sustentabilidade e a inovação. Ao fazê-lo, não apenas reforça o seu papel como exemplo, mas também impulsiona o desenvolvimento de uma região mais verde e ecologicamente responsável. É um passo significativo para pensar no ambiente e agir com consciência.

Este projeto irá contribuir diretamente para alcançar os ODS n.º 12 {garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis} e 17 {parcerias para a implementação dos objetivos}.

Seja Consciente. Pense no Ambiente.

ODS17ODS12