Município de Fornos de Algodres atinge valor mais baixo de desperdício de água

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) publicou, no dia 22 de janeiro de 2020, os documentos finais de caraterização e evolução do setor, referenciada a 31 de dezembro de 2019, incluindo a avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores, benchmarking do desempenho das entidades gestoras, monitorização legal e contratual e enquadramento económico-financeiro do setor. 

Um dos indicadores relevantes deste estudo anual é a “Água não faturada (%)”. Este destina-se a avaliar o nível de sustentabilidade da gestão do serviço em termos económico-financeiros, no que respeita às perdas económicas correspondentes à água que, apesar de ser captada, tratada, transportada, armazenada e distribuída, não chega a ser faturada. 

Analisado o documento, conclui-se que o Município de Fornos de Algodres apresenta o valor de água não faturada mais baixo de sempreComparado com os restantes Municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), o Município de Fornos de Algodres apresenta-se destacado (sob gestão municipal), como o Município com melhor indicador. 

Em 2019 a água não faturada do Município de Fornos de Algodres foi de 42,5%. Apesar se ser ainda um valor a melhorar, este indicador reflete as políticas ambientais, nomeadamente as campanhas do uso eficiente da água, a deteção de fugas na rede pública, célere resposta a ruturas de água, a deteção de ligações fraudulentas ou, por exemplo, a monitorização e faturação de toda a água que é consumida nas infraestruturas de responsabilidade do Município de Fornos de Algodres. 

Conclui-se que, em Fornos de Algodres, o valor do indicador apresenta uma variação positiva ao longo dos anos, tendo, em 2019, atingido o valor mais baixo. 

Comparando este indicador com o ano de referência, 2017, conclui-se que houve uma redução de 9,6% de água não faturada. Ou seja, 77.069 mde água recuperados perfazendo uma recuperação de, aproximadamente, 43.205€ em perdas económicas. 

Este resultado demonstra o trabalho realizado pelo Município de Fornos de Algodres no uso eficiente da água e, reflete, as políticas estratégicas no setor ambiental. 

Esta ação está inserida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Seja Consciente, Pense no Ambiente.