Município de Fornos de Algodres comemora a Semana da Floresta Autóctone

No âmbito das comemorações da Semana da Floresta Autóctone, o Município de Fornos de Algodres promoveu no dia 24/11/2021, uma manhã diferente a todos os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres (AEFA).

Com esta ação de sensibilização ambiental, que contou com mais de uma centena de alunos, o Município de Fornos de Algodres pretendeu envolver os alunos em diferentes atividades e promover a partilha de conhecimentos ambientalmente responsáveis.

Focados no tema “Fornos É Natureza” e inseridos no espaço da Mata Municipal, foram realizadas diferentes “oficinas” de educação ambiental sobre “floresta autóctone”. Na primeira “oficina”, foram plantados vários carvalhos-alvarinho, seguido de reflexão e explicação, pela Eng.ª Inês Madeira, da importância da reflorestação municipal aos alunos. Na segunda “oficina”, foram apresentados vários animais existentes neste espaço ambiental, com destaque para as aves e alguns mamíferos, pelo Ricardo Brandão do CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância e Luís Novo. Na terceira “oficina”, monitorizada e explicada pelo Biólogo Hugo Sousa e Eduardo Santos, foram instaladas caixas-ninho onde os nossos alunos tiveram um papel fundamental, não só na escolha do local, como na colocação dos mesmos em local estratégicos. Na quarta “oficina” – dividida em dois grupos -, coordenada pelo João Neves e pela Vanessa Lopes, foram realizados vários jogos tradicionais em contexto educacional.

Para além de todas estas oficinas, foi ainda libertado um dos mais icónicos e belos animais da nossa avifauna neste habitat florestal: uma coruja-do-mato, que esteve em tratamento e recuperação no CERVAS, nosso parceiro nesta iniciativa.

Foi uma manhã que queremos repetir com estes e mais alunos, envolvendo-os e trazendo-lhes um maior contacto com o meio natural e confiar-lhes maior compromisso na defesa e comunicação dos nossos valores naturais.

Esta atividade inserida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável n.º 15 {Proteger a Natureza} e 17 {Parcerias para a implementação dos objetivos}, contou com o apoio do Órgão de Gestão do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres (AEFA), do projeto Eco Escolas do AEFA, da proteção Civil do Município de Fornos de Algodres e do CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância.

A todos: Muito Obrigado.

Fornos é Natureza.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS17ODS15