Município de Fornos de Algodres reconhecido como Cidade Amiga das Crianças

A UNICEF reconheceu o compromisso e o envolvimento ativo do Município de Fornos de Algodres em promover e defender os direitos da criança e melhorar a situação das crianças no Município. O reconhecimento de Cidade Amiga das Crianças é atribuído ao Município de Fornos de Algodres, para o período entre 2020 a 2023, pelo compromisso de:

1. Implementar medidas e programas que cobrem as várias áreas com impacto na vida das crianças, produzindo resultados concretos e positivos na aplicação dos direitos de todas as crianças;

2. Desenvolver e executar programas que promovem a participação ativa das crianças, informando e respeitando as suas opiniões, e reconhecendo os seus pontos de vista nos processos de decisão;

3. Produzir conhecimento através da recolha e análise sistemática de informação sobre a situação das crianças no território, de forma a identificar situações de discriminação e vulnerabilidade das crianças e responder com políticas e medidas da responsabilidade do Município.

De uma forma geral, a estratégia de direitos da criança reforça o compromisso do Município em garantir as condições necessárias à participação das crianças e dos jovens nos processos de decisão em relação às áreas que lhes dizem respeito, e a potenciar a articulação entre os diversos setores municipais e entidades da comunidade.