Reunião com fabricantes e instaladores de janelas do Concelho no âmbito do Programa Edifícios Mais Sustentáveis

O Fundo Ambiental, através do despacho n.º 8745/2020 disponibiliza 4,5 Milhões de euros para tornar os Edifícios Mais Sustentáveis. Este programa, tem como objetivo o financiamento de medidas que contribuem para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios construídos até 2006.

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2020, de 6 de junho, estabelece, entre outras, um conjunto de medidas de dinamização económica do emprego, através do lançamento de pequenas obras, de execução célere e disseminada pelo território, que possam absorver algum do impacto da crise económica provocada pela pandemia causada pela doença COVID -19. Esta iniciativa, designada «Edifícios Mais Sustentáveis», encontra -se prevista no referido Programa.

Com o objetivo de capacitar as empresas do concelho de Fornos de Algodres para a execução elegível dos trabalhos, relativamente à tipologia 1 “fabricantes e instaladores de janelas”, a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, através do Senhor Vereador Bruno Costa, responsável pelo pelouro do ambiente, reuniu com as empresas do concelho.

Nas reuniões de trabalho, que decorreram na Câmara Municipal de Fornos de Algodres com todas as medidas de segurança, foi possível a explicação das linhas orientadoras que as empresas devem ter, para serem elegíveis neste programa. Foram abordados diversos temas como a etiquetagem CLASSE+, como identificar os fabricantes/instaladores de janelas inscritos na plataforma “classemais”,  a possível adesão por parte da empresa para a elaboração destes trabalhos, o registo das janelas, bem como outras notas importantes para resposta aos clientes.

Recordamos que o Fundo Ambiental tem como finalidade apoiar políticas ambientais nos diferentes territórios para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

Esta iniciativa enquadra -se no Plano Nacional Energia e Clima 2021 -2030 (PNEC 2030), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 53/2020, de 10 de julho, e na Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE).

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS07