Município presta Teleassistência a 35 utentes

O projeto de Teleassistência conta atualmente com 35 utentes (26 Helpphone e 9 Cruz Vermelha Portuguesa).

A Teleassistência é um projeto do Município de Fornos de Algodres que tem como objetivo apoiar idosos com mais de 66 anos, pessoas com 60 % de incapacidade e ainda que vivam isoladas. Nasceu no ano de 2014 numa parceria entre o município e a empresa de telecomunicações Helpphone, que tem como objetivo primordial a segurança dos idosos e de toda a população vulnerável, tal como o combate ao grande problema que se impõe nos dias de hoje: a solidão.

No ano de 2023, o Município estabeleceu uma nova parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa alargando o leque de apoio do serviço de Teleassistência.

Os utentes deste projeto são acompanhados pelo Município e pelas empresas prestadoras de serviços, todas as semanas, seja por chamada telefónica, seja com visitas domiciliárias, com o objetivo de verificar se está tudo bem com os utentes assim como, estabelecer pequenas conversas que auxiliam no combate à solidão.

O Município coloca ao dispor dos utentes aparelhos gratuitos (para quem tem rendimentos inferiores ou iguais a 1,5 IAS) que permitem às pessoas, em caso de urgência acionarem o botão que contacta diretamente um operador, que por sua vez realiza todos os contactos necessários para solucionar os problemas das pessoas que vivem isoladas.

Os munícipes interessados em aderir ao Sistema de Teleassistência, deverão fazê-lo junto da Secção de Ação Social.

Este projeto está inserido no Programa Municipal de Apoio a Grupos Vulneráveis, contribuindo diretamente para os ODS n.º 1 {Erradicar a pobreza} e n.º 10 {Reduzir as desigualdades}.

Município de Fornos de Algodres – Sempre perto de si!

ODS01ODS10