O Mar Começa, também, em Fornos de Algodres
Com a realização da Conferência dos Oceanos, em Lisboa entre os dias 27 de junho e 1 de julh ode 2022 e sob a égide das Nações Unidas, a importância da preservação dos sistemas marinhos volta à ordem do dia. Às vezes, é-nos difícil perceber da importância de algo que, de alguma maneira, nos está distante e, de alguma forma, ainda nos é desconhecido.
Com o tema “Salvar os Oceanos, Proteger o Futuro”, esta iniciativa é um apelo à ação, incentivando os decisores mundiais a mobilizarem parcerias e aumentarem o investimento em abordagens científicas e inovadoras, bem como a empregarem soluções baseadas na natureza para reverter o declínio na saúde dos oceanos.
Para uma comunidade do interior, como a nossa, os problemas dos oceanos parecem distantes, não nossos, mas todos somos importantes para a sua preservação, essencial ao equilíbrio ambiental do planeta a que chamamos casa.
Todos temos de ser chamados a fazer a nossa parte e a sensibilização e educação ambiental têm nisso papel relevante. Relembramos a campanha, no âmbito do projeto Eco-Escolas, “O Mar Começa Aqui!”, realizada junto às sarjetas da Escola Secundária de Fornos de Algodres. Esquecemo-nos que tudo, no final, vai parar aos oceanos e, por isso, temos de ter cada vez maior consciência dos resíduos que produzimos e de como nos desfazemos dos mesmos. Porque não há, efetivamente, um planeta B.
Mas lembramos, igualmente, que não bastam ações de sensibilização, as palavras leva-as o vento e falar é fácil. Temos de passar aos atos! Depende de todos nós protegermos, o mais que podemos, o nosso planeta. Por nós, por respeito por quem nos antecedeu e com a responsabilidade de deixarmos um planeta mais sustentável para os nossos filhos e netos.
Não, o oceano não está a 150kms de Fornos de Algodres, ele começa aqui. Por favor, façam o vosso melhor para o proteger.
Esta ação contribui diretamente para os ODS 14 {Proteger a Vida Marinha}.
Seja Consciente, Pense no Ambiente.