Observação de Aves no Concelho de Fornos de Algodres

Decorreu no dia 31/03/2019, no Concelho de Fornos de Algodres, o III Passeio de Observação de Aves, promovida pelo Geopark Estrela em parceria com o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, que contou com o apoio do Município de Fornos de Algodres.

Os mais de trinta (30) participantes da atividade, oriundos de Norte a Sul do País, percorreram os trilhos da Ribeira da Muxagata, Ferraria (Figueiró da Granja), Fraga da Pena (Queiriz) e a localidade de Vila Soeiro do Chão.

Ao longo destes quatro (4) trilhos, foi possível avistar mais de sessenta (60) espécies diferentes de aves.

Com este resultado, num curto espaço de tempo, e de acordo com a opinião de um dos participantes da atividade: “podemos concluir que o Concelho de Fornos de Algodres, é, sem dúvida, um Concelho com um elevado potencial para a atividade do birdwatching (Observação de Aves) podendo, aliás, pensarmos numa atividade semelhante para dois dias.”

Durante a tarde, na Casa Paroquial de Figueiró da Granja, decorreu uma sessão de esclarecimentos relativa ao levantamento de aves efetuado nos quatro (4) trilhos. Esta sessão de esclarecimentos, ficou a cargo do coordenador do CERVAS, Ricardo Brandão, que, através do seu conhecimento, explicou as principais diferenças entre as espécies avistadas e, quais as ferramentas disponíveis em formato digital que podem ser utilizadas para registo e partilha de conhecimento, dentro desta área.

O Vereador da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Bruno Costa, presente na atividade e na sessão de esclarecimentos, destacou que “(…) este é um novo caminho que o Executivo Municipal está e quer continuar a trilhar. Sabemos que em Portugal, à semelhança do resto do Mundo, esta modalidade está a crescer, pelo que, não faria sentido, pelas características da Fauna e Flora do nosso Concelho, ficarmos de fora desta modalidade. É nosso dever dar a conhecer aos amantes da Natureza todos os recantos do nosso Concelho. É com especial carinho que recebemos pessoas que nunca tinham visitado o Concelho de Fornos de Algodres e, desta forma, para além de ficarem a conhecer as belas paisagens e a grande diversidade de aves existentes no nosso Concelho, tiveram a oportunidade de experimentar as iguarias da nossa Região.”

Como esta atividade contou com muitas pessoas fora do Concelho de Fornos de Algodres, na sessão da tarde, foi apresentado o novo projeto de venda de produtos do Concelho de Fornos de Algodres – www.obomsabordaserra.pt

Um agradecimento ao Senhor Padre Marco Cabral, e toda a sua equipa, pela simpatia e amabilidade na cedência da infraestrutura – Casa Paroquial de Figueiró da Granja – para o almoço e sessão de esclarecimentos.

Por último, agradecer a tod@s os participantes que se deslocaram ao Concelho de Fornos de Algodres, ficando desde já o convite para voltarem.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS15