Oficina do Ambiente inaugurada na Semana Europeia da Mobilidade

Inaugurada Oficina do Ambiente na localidade de Cortiçô, na Semana Europeia da Mobilidade.

na Semana Europeia da Mobilidade 2024

Inserido na Semana Europeia da Mobilidade 2024, a localidade de Cortiçô recebeu, nos dias 19 e 20 de setembro de 2024, mais de uma centena de meninos e meninas. Sob o tema “Espaço Público Partilhado”, esta iniciativa de cariz europeu, promoveu a mobilidade sustentável e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida das nossas localidades.

No dia 19 de setembro, tivemos a inauguração oficial da ETAR de Cortiçô – estrutura essencial no tratamento das águas residuais e área que muito nos preocupa e na qual temos vindo a fazer constantes melhoramentos – e assim continuaremos, dentro das nossas possibilidades – nas várias freguesias do concelho.

Depois, no dia 20 de setembro de 2024, tivemos a inauguração da Oficina do Ambiente, na antiga escola primária de Cortiçô. Ao mesmo tempo que se recupera um edifício fechado, cheio de simbolismo e memórias, coloca-se o mesmo ao serviço da comunidade e – ainda mais importante – do parque escolar, honrando, assim, a história da sua função primordial.

Inserida no Programa Municipal de Educação Ambiental (PM6), do (P12) Projeto Ambiental “Educa+, da Estratégia Municipal Ambiental (EMA), a “oficina do ambiente” tem como objetivo ser um fórum de discussão de temas de âmbito da conservação e sustentabilidade, e com forte ligação ao fortalecimento das relações humanas e naturais. Desta forma, será um espaço onde se pretende divulgar e valorizar o património natural, com particular enfoque no património do concelho.

Finalmente, foi um encanto ver a aldeia encher-se de crianças, nas várias atividades ligadas à comemoração do dia da mobilidade que, desta vez, foi em Cortiçô, mas que temos levado a todas as freguesias do concelho e que assim o continuaremos a fazer.

Um agradecimento a todas as entidades envolvidas: à União de Freguesias de Cortiçô e Vila Chã, ao Agrupamento Escolar de Fornos de Algodres, à Guarda Nacional Republicana, ao Cervas, à Associação de Pais, ao Projeto Eco-Escolas e, acima de tudo, a todas as pessoas da localidade de Cortiçô.

Esta atividade irá contribuir diretamente para os ODS n.º 11 {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis}; 12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis} e 13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos}.

Seja Consciente. Pense no Ambiente.

ODS12ODS13ODS11