Óleos Alimentares Usados – Balanço 2021

O Município de Fornos de Algodres em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira, no ano de 2021, recolheu nos oleões e encaminhou para local licenciado, através da empresa “HARDLEVEL – Energias Renováveis, Lda”, 849 kg de óleos alimentares usados (OAU), para reciclagem. Comparando com o ano de referência (2017) que foram recolhidos 50 kg, estamos a falar de uma subida de mais de 1600%.

Para este aumento na recolha muito contribuiu a remodelação e alargamento da rede de oleões, efectuada, pelo Município, em 2019. Isto, em conjugação – não menos importante – com uma cada vez maior sensibilização e consciencialização da população, em relação à temática ambiental, questão que muito nos apraz. Relembramos, por exemplo, que no caminho da sensibilização ambiental e da mudança de comportamentos, em parceria com a EPAL, temos uma campanha intitulada “Não Vá ao Engano! Lixo não é no Cano!”, cujo o objetivo é eliminar/mitigar o que é deitado para o “cano” de nossa casa, incluindo os Óleos Alimentares Usados.

É importante lembrar que a eliminação dos óleos alimentares usados (OAU), em locais não apropriados e através dos coletores urbanos, dificulta e onera os sistemas de gestão de águas residuais, com repercussões negativas ao nível das tarifas do saneamento, e comporta um risco associado de contaminação dos solos e das águas subterrâneas e superficiais.

Deixamos algumas recomendações de utilização:

  1. Coloque o óleo alimentar usado (OAU), após arrefecer, numa garrafa limpa.
  2. Quando a garrafa estiver cheia, enrosque bem a tampa.
  3. Deposite a garrafa bem fechada no oleão mais próximo.

NUNCA deposite: a) Margarina; b) Manteiga; c) Óleo de motos; d) Óleo lubrificante e e) Outros resíduos.

Continuaremos atentos às redes de implementação e não hesitaremos em alargar a oferta, se assim acharmos necessário. Porque, apesar dos bons resultados, devemos querer sempre mais. Muito obrigado a todos!

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

Figueiró da Granja
ODS06ODS03