Pagamentos eletrónicos – Balanço 2023

(…) dos 85% que efetuam o pagamento através de meios eletrónicos, 62% utilizam a modalidade de débito direto e 23% a referência multibanco.

Antes de janeiro de 2020 – ano em que o Município de Fornos de Algodres modernizou a fatura da água, que passou a incluir a modalidade de pagamento através de referência multibanco – apenas 56% das faturas eram pagas através de meios eletrónicos. Após a reformulação de 2020 e apenas em 3 anos esse valor subiu, em finais de 2022, para 87,39%.

No ano de 2023, o valor manteve-se estável, com um pequeno decréscimo para 85%. Dos 85% que efetuam o pagamento através de meios eletrónicos, 62% utilizam a modalidade de débito direto e 23% a referência multibanco.

Dos poucos que ainda pagam em dinheiro, sabemos que, muitas vezes, não têm conhecimento ou sentem-se pouco à vontade com estas novas modalidades. Mas a transição é muito simples, segura e cómoda de efetuar, particularmente para a modalidade de débito direto, que não obriga a qualquer tipo de deslocação.

Compreendemos, igualmente, que muitas dessas pessoas não têm acesso aos meios digitais e é por isso que apelamos a familiares que os possam elucidar e ajudar na transição, onde todos ficam a ganhar. Basta dirigirem-se ao Município ou pedir através de e-mail.

A modernização administrativa nos diferentes serviços da Câmara Municipal é, sem dúvida, uma aposta deste Executivo Municipal, sempre na perspetiva de proporcionar um serviço mais cómodo e seguro.

Esta iniciativa contribui para no Projeto de Monitorização da Gestão de Resíduos (P08), do Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular (PM3) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025 e contribui diretamente para os ODS n.º 12 {Produção e consumo sustentável} e 13 {Ação Climática }.

Seja Consciente. Pense no Ambiente.

ODS12ODS13