Parlamento Jovem Municipal 2024
Os mais de 50 alunos do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, através do Parlamento Jovem Municipal 2024, fizeram-se ouvir, expondo as suas ideias em medidas concretas para um melhor futuro.
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, realizou-se no dia 24/04/2024, no Salão Nobre da Câmara Municipal, o Parlamento Jovem Municipal 2024. Os mais de 50 alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres fizeram-se ouvir, expondo as suas ideias em projetos para, caso seja possível, serem inseridos num futuro orçamento municipal e serem executados.
Depois da discussão e agregadas todas as medidas entre os grupos parlamentares, as medidas finais aprovadas foram:
- Ação Social e Saúde: Implementação de um gabinete de apoio psicológico no centro de saúde.
- Cultura, desporto e lazer: Ludoteca/salão de jogos – espaço lúdico equipado por exemplo, com mesa de bilhar, máquina de dardos, etc. de modo a promover o convívio na comunidade.
- Educação: Melhorar as acessibilidades dos espaços escolares: casas de banho para pessoas portadoras de deficiência.
- Segurança e transportes: Disponibilizar Trotinetes elétricas.
- Urbanismo e Ambiente: Uma reflorestação em massa nas áreas ardidas do concelho, crucial e importante para prevenir a erosão dos solos. Uma vez que, estamos num ecossistema agrícola e rodeados de gado, a reflorestação e criação de espaços verdes irá, também, contribuir para a purificação do ar e ajudar no combate às alterações climáticas.
Nada como dar voz ativa aos nossos jovens, futuros líderes nas mais diversas áreas, por forma a incentivar o seu interesse pela participação cívica e política, desenvolvendo-lhe hábitos de debate e tomada coletiva de decisão relativamente a questões que afetem o seu presente e, acima de tudo, o seu futuro.
Um agradecimento à Senhora Presidente da Assembleia Municipal e demais representantes das instituições. Foi, sem dúvida, um momento de reflexão e preparação de medidas futuras.
Este projeto está inserido na Estratégia do Executivo Municipal, contribuindo para diretamente para o ODS n.º 4 {Educação de qualidade} e n.º 17 {Parcerias para a implementação dos objetivos}.