Plano de Ação – EDUCA + (ano 2022)

A Educação e a Sensibilização dos cidadãos, sobretudo dos mais jovens, para a preservação e defesa do Ambiente e para a responsabilidade individual e coletiva, é uma tarefa urgente e global, tornando-se indispensável na perspetiva da construção de um desenvolvimento que se pretende que seja cada vez mais equilibrado, harmonioso e sustentável.

Inserido no Projeto Ambiental “Educa +” (P12) do Programa Municipal de Educação Ambiental (PM6) da Estratégia Municipal Ambiental 2022 a 2025, o plano de ação “Educa+” para o ano de 2022, aprovado pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, consiste na educação e sensibilização da comunidade para a preservação e defesa dos valores ambientais, alertando para a responsabilidade individual e coletiva na construção de um mundo mais harmonioso e sustentável. No setor escolar tem-se como meta o desenvolvimento de atividades de educação e sensibilização ambiental realizadas em diversos cenários, desde a sala de aula até às saídas de campo e, em caso de necessidade, por videoconferências com acompanhamento à distância.

Este plano consiste, fundamentalmente, em atividades direcionadas ao público escolar e dirigidas para cada nível de ensino, e conta com a participação de vários parceiros de reconhecido valor, como o CERVAS e o Estrela Geopark Mundial da Unesco.

As atividades escolares para o ano de 2022, apresentadas no presente documento, foram articuladas e programadas com o Agrupamento Escolar de Fornos de Algodres (AEFA) e dirigidas para cada nível de ensino, incluindo componentes teóricas sólidas e acompanhadas por atividades lúdico-pedagógicas para consubstanciação dos conhecimentos adquiridos.

Este plano de ação escolar irá contribuir diretamente para os ODS n.º 13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos} e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável}.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

Plano de Ação "EDUCA +" (ano 2022)

ODS17ODS13