Projeto de Biorresíduos Porta-a-Porta visitado pelos Municípios de Sousel e Alter do Chão

Sessão promoveu a partilha de boas práticas e o reforço da cooperação intermunicipal na área da sustentabilidade ambiental.

No dia 10 de novembro de 2025, o Município de Fornos de Algodres promoveu uma sessão de apresentação sobre o seu o Projeto dos Biorresíduos, dirigida aos Municípios de Sousel e Alter do Chão, que manifestaram interesse em reproduzir o modelo nos seus territórios. A sessão teve lugar no Salão Nobre do Município de Fornos de Algodres e teve como principal objetivo partilhar a experiência e os resultados obtidos com a implementação do projeto, que tem vindo a destacar-se como um exemplo de boas práticas na gestão sustentável de resíduos.

Durante o encontro, o Senhor Vice-Presidente, Eng.º Bruno Costa, apresentou o conceito, os objetivos e as principais etapas de desenvolvimento do Projeto de Biorresíduos, destacou a sua relevância para a promoção da sustentabilidade ambiental e para a valorização dos resíduos orgânicos. Foram abordadas as linhas orientadoras da implementação, bem como as boas práticas e os resultados alcançados desde o início do projeto. A sessão incluiu também um momento de esclarecimento de dúvidas, no qual os representantes dos Municípios de Sousel e Alter do Chão tiveram oportunidade de colocar questões e trocar experiências relacionadas com os aspetos técnicos, operacionais e de gestão desta iniciativa inovadora.

A sessão permitiu trocar experiências e fortalecer a cooperação intermunicipal em torno da sustentabilidade ambiental, reforçou o papel de Fornos de Algodres como referência nacional na gestão e valorização de biorresíduos. O interesse demonstrado pelos dois municípios alentejanos é um sinal claro de que o projeto tem potencial para ser replicado e adaptado a outras realidades locais, que contribui para uma melhor gestão dos resíduos orgânicos e para a promoção de uma economia mais circular e sustentável.

Este projeto inserido na Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, contribui diretamente para alcançar os ODS n.º11 {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis}, n.º12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis}, n.º13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos} e n.º 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável}

ODS11ODS12ODS17ODS13