Reciclagem – Balanço 1.º Semestre de 2023

No 1.º Semestre de 2023 os habitantes do Concelho de Fornos de Algodres reciclaram mais 43 toneladas, comparativamente ao 1.º Semestre de 2018 (ano de referência).

Estão aí os dados relativos ao 1º semestre de 2023 (fonte: RESIESTRELA), em termos de resíduos recolhidos. Desde 2018 – ano de referência – temos assistido a aumentos sucessivos, ano após ano, na capacidade de reciclagem e quebras, também sucessivas, na produção de RSU.

Apesar de, em termos relativos, as recolhas no Ecocentro sofrerem certa diminuição, esta está intrinsecamente ligada ao início da oferta do serviço de recolha porta a porta. Ainda assim, a variação face ao ano de referência de 2018 e ao ano de 2022 continua positiva, com +71% e +1%, respetivamente.

Estes números traduzem-se numa diminuição na produção dos RSU em cerca de 15% – relativamente ao 1.º semestre de 2018 – e de menos 5% – relativamente ao mesmo período de 2022.

Apesar do concelho de Fornos de Algodres ter uma média, em termos de produção de RSU e per capita, bastante inferior à média nacional e mesmo à da União Europeia (UE), continuaremos a trabalhar para melhorar ainda mais estes números. Porque, com a vossa ajuda, pode-se sempre fazer mais e melhor.

Este resultado reflete o compromisso da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, particularmente no seu Projeto de Economia Circular e Biorresíduos (P07), inserido no Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular (PM3) e contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável n.º 11 {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis} e 12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis}.

Bem hajam e lembrem-se! Sejam Conscientes. Pensem no Ambiente.

ODS12ODS11