Reciclagem Fornos de Algodres – Balanço 2021

Na temática ambiental no geral e, em particular naqueles assuntos em que o sucesso depende em grande medida dos comportamentos e iniciativas individuais, nada acontece de um dia para o outro. Há decisões políticas que pouco valem, se não acompanhadas pelo compromisso e o empenho de cada um dos nossos cocidadãos.

E é com imenso agrado que, ao analisar os números da recolha seletiva (reciclagem) e de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), no nosso concelho e relativos ao ano de 2021, podemos constatar a imensa evolução que foi feita, nesta área, desde 2018, o ano de referência. Só podemos felicitar todos os munícipes, porque os resultados mostram, de facto, compromisso e empenho, numa causa que é de todos.

Durante o ano de 2021, o município de Fornos de Algodres enviou para reciclagem – papel/cartão, plástico e vidro – 95.52 toneladas de resíduos, o equivalente a um aumento de 71% de resíduos, relativamente ao mesmo período de 2018, o ano de referência. Cada Munícipe de Fornos de Algodres em 2021 reciclou 50,55 kg/hab.ano (+ 22.11 kg, face a 2018).

Foram recicladas mais de 32 toneladas de papel e cartão – um aumento de 57% – relativamente a 2018. No vidro e face a 2018, o aumento é de 62%, com mais de 30 toneladas recicladas. E no plástico o aumento chega aos 116%, com um volume total de recolha e reciclagem acima das 33 toneladas. Ainda e sempre em relação ao ano de referência, em 2021 reduzimos em cerca de 6% dos nossos resíduos indiferenciados.

São dados que muito nos orgulham e que, se por um lado refletem uma aposta ganha das políticas de reciclagem que o Município de Fornos de Algodres tem vindo a implementar, por outro, e ainda mais importante, significam consciência, cidadania e que as ações de todos e cada um de nós compensam!

Esta atividade contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável n.º 12 {Produção e Consumo Sustentáveis}.

Mais uma vez, parabéns a todos!

Continue consciente e a pensar no Ambiente.

ODS12