No seguimento das politicas de reciclagem que o Município de Fornos de Algodres tem vindo a implementar, a reciclagem em 2020 cresceu 66%, face a 2018 (ano de referência). Este crescimento indica que cada habitante esteja a reciclar cerca de 49 kg/hab.ano, ao invés dos 28 kg/hab.ano em 2017. 

Num mundo cada vez mais cheio e com cada vez menos recursos disponíveis, a reciclagem assume, cada vez mais, importância capital. Reciclar, hoje, é constatação de consciência social e nós, enquanto concelho, orgulhamo-nos do caminho até agora percorrido. 

Sim, orgulhamo-nos de todos vós, que têm contribuído para crescimentos fantásticos na reciclagem realizada no concelho e, assim, são um exemplo de cidadania, consciência social e  preocupação com o futuro do planeta a que chamamos casa. 

Senão, vejamos: 

Em 2018 reciclávamos 56 toneladas de papel. Pois, passados apenas 2 anos, reciclamos mais do dobro – 91 toneladas. Também no que respeita ao vidro, em dois anos, passámos de 49 toneladas para 75 toneladas. E, no plástico, demos um salto de 28 toneladas, em 2018, para 55 toneladas em 2020. Muito bom para um concelho da dimensão do nosso, certo? Assim, podem dar uma palmadinha nas costas a vós próprios, porque estão todos de parabéns. 

De facto, os números e o crescimento têm sido fantásticos mas acreditamos que, todos juntos, podemos ir ainda mais além. Daqui a um ou dois anos queremos estar aqui para vos voltar a dar os parabéns, por novo crescimento exponencial nos números. 

Nós agradecemos, os vossos filhos agradedem, o Mundo agradece. Obrigado. 

Seja Consciente, Pense no Ambiente.