Reciclagem – Balanço 1.º Semestre de 2021

O caminho faz-se caminhando.

Na temática ambiental no geral e, em particular naqueles assuntos em que o sucesso depende em grande medida dos comportamentos e iniciativas individuais, nada acontece de um dia para o outro.

Há decisões políticas que pouco valem por si, se estas não forem acompanhadas pelo compromisso e o empenho de cada um dos nossos cocidadãos. Em matéria de ambiente e cidadania, em particular na temática da reciclagem, esse é o caso.

É caso para dizer que os atos valem mais do que mil palavras!

É com esta premissa que nos congratulamos de vir comunicar aos nossos munícipes os resultados da recolha seletiva (reciclagem) e de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no nosso concelho, no 1º semestre de 2021.

Os dados agora tornados públicos pela RESIESTRELA, a empresa que gere e valoriza a recolha seletiva e os RSU da região da Beira Serra, espelham o valor inequívoco desta nossa aposta, no sentido da melhoria da qualidade de vida de todos aqueles que habitam e visitam o nosso concelho.

Nos primeiros 6 meses deste ano, o município de Fornos de Algodres enviou para reciclagem – papel, plástico e vidro – cerca de 99 toneladas de resíduos, o equivalente a um aumento de 63% de resíduos enviados para reciclagem, relativamente ao mesmo período de 2018, ano de referência.

Ainda em relação ao ano de referência, nos primeiros 6 meses de 2021 menos cerca de 7% dos nossos resíduos acabou como “lixo indiferenciado”, um equivalente a menos 56 toneladas de resíduos no comum caixote do lixo!

São dados que muito nos orgulham e que, se por um lado refletem uma aposta ganha das políticas de reciclagem que o Município de Fornos de Algodres tem vindo a implementar, por outro, e ainda mais importante, significam que as ações de todos e cada um de nós compensam!

Em matéria de ambiente, sustentabilidade e cidadania o caminho apresenta-se longo. Fornos de Algodres pode orgulhar-se de o estar a percorrer com determinação e empenho.

Passo a passo, sempre em frente, no caminho de um melhor Ambiente.

Continue consciente e a pensar no Ambiente.

ODS12